Secretário Marcos Watanabe reune-se com técnicos do IBGE!!!
Atualmente Caçapava tem registrado nos dados do IBGE uma população de cerca de 90 mil habitantes, e este numero é que determina a participação dos municípios, ou seja, é baseado nesta informação que os recursos são enviados pelos Governos Estadual e Federal para Caçapava. Quanto maior o numero da população, maior é o envio de recursos para o município
Analisando esses números constatamos que existem algumas inconsistências nas informações divulgadas no site do IBGE, e que não foram consideradas por ocasião do censo de Caçapava.
Em Setembro de 2014, o Secretario indústria Comercio e Agricultura, reuniu-se na sede do IBGE de São José dos Campos com os Técnicos responsáveis pelo Censo de Caçapava, e apresentou alguns itens que deveriam ser melhor avalizados para corrigir a população de Caçapava, sendo um deles, a mão de obra diretamente ligadas a plantio de cana.
Desta reunião foi programada uma nova reunião na data de hoje (11 de Dezembro de 2014), na Secretaria de Indústria Comercio e Agricultura, com a presença dos Técnicos do IBGE (Bruno e Luiz Laerte), juntamente com o Secretario Marcos Watanabe, diretores do Sindicato Rural de Caçapava (Evélio, João Salles), Presidente da APMASP (Dimas), Coopvale (Afonsi), Conselho Rural (Lellis, e Miguel Taino), e Selmo Zandonadi, representando os produtores de Cana.
O Sr. Bruno (IBGE) comentou que o ultimo censo rural ocorreu em 2007, e que foi apresentado na Câmara Municipal, e com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativos, e populares, e que não houve questionamento sobre o método adotado e concordaram com a os números apresentado no censo.
Baseado em diversas fontes de informação, este Censo é atualizado anualmente, e conferindo esses números atuais, verificamos as distorções com a realidade de Caçapava.
Diante de todas as colocações dos presentes, ficou entendida pelos técnicos a necessidade de um novo Censo Agro Pecuário para Caçapava, e que devemos encaminhar uma solicitação para o Chefe da Unidade Estadual do IBGE Sr. Francisco Garrido Barcia, apresentando essas evidências, e todas as demais informações que possam ajudar nesta análise.
Foi sugerido também, que as pessoas para realizarem este Censo devem ser residentes nas regiões rurais, e que conheçam as propriedades e as características de cada região de Caçapava.