GERAL

São Paulo ganha Colégio Militar: aulas começam em 2020!!!

alunos_do_colegio_militar_de_belem_um_doa_13_existentes_no_pais

O Exército Brasileiro vai criar o Colégio Militar de São Paulo, na capital paulista, com previsão de iniciar as aulas em fevereiro de 2020. A portaria para implantação da escola será assinada no dia 9 de outubro na sede do Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera.

A informação deve ser oficialmente divulgada pelo Exército até a próxima semana. A nova escola vai funcionar na sede do CPOR-SP (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo), conhecido como Centro Solar dos Andradas, no bairro de Santana, zona norte da capital. 

O processo seletivo para a primeira turma deve ser realizado no segundo semestre de 2019, porém o número de vagas não foi informado.

O Exército Brasileiro possui 13 colégios militares espalhados pelo país –em Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santa Maria (RS).

A portaria será assinada pelo comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Devem participar da solenidade  alunos do Colégio Militar do Rio de  Janeiro (CMRJ) e alunos do CPOR/SP (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo).

Reivindicação Antiga

A instalação do Colégio Militar de São Paulo é uma discussão antiga, começou em 1996, mas foi em 2016 que o Exército criou um grupo de trabalho para verificar a viabilidade de uma escola na capital paulista.

À época, o diretor de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), general Flávio Marcus Lancia Barbosa, visitou São Paulo com o objetivo de assessorar o Comando Militar do Sudeste nos estudos. Em 2017, o estudo indicou que a criação do Colégio Militar seria viável no bairro de Santana, aproveitando as instalações existentes no CPOR-SP.

Em 2019, o comandante do CPOR/SP, coronel Richard Wallace Scott Murray, deve assumir o duplo comando (CPOR/SP e Colégio Militar), de maneira similar aos colégios de Belo Horizonte (CMBH) e Salvador (CMS).