CAÇAPAVA e região

Salários incertos para funcionalismo público municipal!!!

Comunicado do representante  dos Funcionários públicos diretos e indiretos dos municípios de Caçapava e Jambeiro em 28 de Setembro de 2019.

“Efetuado o pagamento do salário hoje (28/09/2019) para quem possui conta no banco Itau, porém sem as horas extras. Os demais bancos efetuará o pagamento na segunda feira 30/09/2019 (sic).”

A previsão de pagar o restante em 30 de Setembro de 2019, não se confirmou, no entanto, por absoluta falta de disponibilidade financeira da prefeitura, deixando um mar de dúvidas quanto à data em que será realizado o devido pagamento. Neste dia 1 de Outubro, a Secretaria de Administração enviou memorando para todos os setores (vide abaixo), comunicando que o pagamento das horas extras deverá ser efetuado no próximo dia 4 de Outubro (sexta feira).

A situação de penúria que paira sobre a cidade, não condiz com o aumento de arrecadação previsto, que é de R$ 291 milhões, os quais dificilmente serão alcançados em decorrência de fatores ligados à inabilidade e incompetência gerencial do prefeito Fernando Diniz, como por exemplo no caso do IPTU, onde parte da população, revoltada com os critérios listados para o aumento dos valores devidos, deixou para efetuar o pagamento no final do ano de 2020, ou ainda os desembestados gastos municipais sem quaisquer planejamentos, oportunidade em que queimou milhares de reais para reformar os prédios particulares da MRS Logística, em detrimento de despesas outras que poderiam ser destinadas a minorar o sofrimento dos munícipes, como por exemplo a iluminação de rua, buracos nas vias, exames de laboratórios em dia, etc.

A arrecadação atual, encontra-se na casa dos R$ 184 milhões, os quais, de fato, não permitem grande movimentação, do ponto de vista de melhorias à população. Mas é preciso visão crítica contundente, quando se enxerga o aumento incontrolável da contratação de comissionados, ou ainda pior, a contratação de secretários municipais, de pastas que ficaram mais de ano sem seus respectivos titulares, como é o caso da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, ou ainda a Secretaria de Planejamento, as quais, aliás, não fizeram e nem fazem, nenhuma falta.

Ou ainda as restrições para o abastecimento de veículos públicos, que acabaram gerando grande número de funcionários sem trabalho e portanto, sem a necessidade de comparecer ao local de trabalho!

Agora, sinaliza o governo municipal, nuvens negras e sombrias sobre o pagamento do 13º salário dos funcionários públicos municipais diretos e indiretos, para os quais ainda não se visualiza solução, deixando um rastro de incertezas que prejudicam, inclusive, o bem estar emocional dos prejudicados.

Quem viver, verá!