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Sabesp: troca de hidrômetro na residência, aumenta o consumo de água

Recebemos inúmeras reclamações de consumidores da Sabesp, que pagam suas contas de água/esgotos em dia, num primeiro momento, em relação à qualidade da água recebida em casa, invariávelmente suja, barrenta e causadora de entupimentos dos filtros domésticos, além de comprometer o funcionamento das máquinas de lavar, causando grandes prejuízos.

Tais  reclamações, já foram objeto de algumas matérias em nosso informativo, as quais, embora tenham sido de conhecimento das autoridades municipais, não foram inteiramente resolvidas, ficando por conta dos consumidores, os prejuízos decorrentes.

Num segundo plano, reclamam os consumidores, de mais uma mentira da empresa que, mediante alegações que necessitaria trocar o hidrômetro residencial, por conta da evolução técnica dos procedimentos da empresa, troca esta que resulta num inexplicável aumento de consumo e do preço das contas, com as quais não podem concordar.

O consumidor, que não é bôbo, possui memória de seus dados de consumo, que permanecem em patamares habituais de sua residência, com o mesmo número de pessoas e sem alterações no hábitro de utilização da água/esgotos, somente modificados, após a troca do hidrômetro que abastece a residência, o que é indício, mais que revelador, que trata-se de instrumento inapropriado ou forçado à elevação irreal do consumo.

A empresa Sabesp, como sempre, esquiva-se de respostas quanto às falhas objeto de reclamações, (água suja e alterações injustificadas no consumo), inclusive nos sites de reclamação on line, onde deixa de atender a mais de 40% das queixas, deixando outras 60%, com respostas padrão, sem fixação conclusiva na reclamação postada.

Esta empresa, a Sabesp, tem que ser imediatamente privatizada, o que consta dos planos do Governador Tarcísio de Freitas, que já iniciou estudos e preparação da operação desmonte, de mais esta cangalha, colocada nos ombros da população. Esperemos que ocorra o mais breve possível! 

Vejam o caso de suas reclamações de clientes postadas em site de reclamação na internet:

 Consumo aumentou com a troca do equipamento 

“No final de outubro entrei em contato com a assistência da Sabesp para trocar o relógio da água, pois estava com vazamento no cavalete, próximo ao relógio. No dia seguinte, um domingo, o técnico da Sabesp já veio até minha residência e atestou que realmente era necessário a troca do relógio e fez o serviço na hora.

O problema é que nos meses seguintes (novembro, dezembro e janeiro) a minha conta de água subiu consideravelmente, sem haver qualquer motivo para isso. Na casa reside apenas eu e minha esposa e nenhum evento adicional foi acrescentado as atividades rotineiras para justificar tal aumento. Um consumo que ficava, em média, 6 ou 7 m3 passou, logo após a troca do relógio, para 14 m3 em novembro, 15 m3 em dezembro e, agora em janeiro e fevereiro para 16 m3.

Entramos em contato telefônico com a Sabesp (11 de janeiro) e fomos informados que os relógios novos são mais precisos, porém nada que justifique ter passado para o dobro ou triplo de consumo. Após a visita técnica da Sabesp, dia 16/02, fomos informados que não tinha nada de errado com o novo hidrômetro e que no prazo de 7 dias teríamos uma resposta da avaliação técnica, podendo ser realizada nova troca do hidrômetro. Para minha surpresa, hoje, dia 06/03, quase um mês depois, recebo um e-mail que a reclamação foi indeferida. Resposta da Sabesp abaixo:

Conforme analise técnica sua solicitação de revisão de conta foi indeferida, sua leitura esta real e sequencial, conforme vistoria ss 923/7738/21 hidrômetro dentro dos parâmetros normais exigidos pelo inmetro salientamos que caso não haja nenhuma justificativa para o consumo reclamado contratar empresa de vazamento para verificar sistema hidráulico interno.

Não existe nenhum vazamento. A conta duplicou após a troca do hidrômetro e para a Sabesp é perfeitamente normal isso, porque os relógios dela são certificados pelo Inmetro, e mais precisos, então não podem ter defeitos. Para variar, a conta sobra para o lado mais fraco. É calar a boca e pagar”.

Técnico da Sabesp invade residência e troca o hidrômeto sem autorização 

“Minha conta de consumo de água sempre veio em torno de R$ 100,00, ou seja, consumo aproximado de 18 m3 de água. Em agosto a Sabesp efetuou a troca do hidrômetro em minha residência, mesmo sem minha solicitação e, para minha surpresa, após a troca chegou a primeira conta no valor de R$ 184,76 consumo de 24 m3 de agua.

Como estava em débito automático, pagamos e aguardamos a próxima que chegou no valor de R$ 254,76, consumo de 28 m3 de água ocasião em que suspendemos o pagamento e ligamos na Sabesp para abrir reclamação, afinal, como é possível aumentar tanto o consumo se nossa família não aumentou?

Somos em 4 pessoas, 2 adultos que saem de manhã para trabalhar e só retornam à noite e 2 crianças, sendo que uma estuda de manhã e outra à tarde. Enviaram um técnico em minha residência, atendido por minha mãe, ocasião em que ele somente pediu para não usar água, abriu e fechou o registro, não fez nenhum teste disse que tinha que contratar um encanador pois o problema era vazamento dentro de minha residência.

Inconformado, liguei na ouvidoria da Sabesp explicando o ocorrido e ficaram de mandar outro técnico. Chegou então a terceira conta de água no valor de R$ 272,26 consumo de 29 m3 de agua. Com a chegada de novo técnico, foi travada a bóia da caixa de água, e ao abrir o registro, os ponteiros permaneceram intactos, sem movimentação. Como pode ter vazamento? Outro detalhe é relacionado ao meu histórico de consumo que vem detalhado na conta: o periodo antes da troca do hidrometro foi apagado sem explicações”!