Roberto Martins: um dos criadores da cultura do antigomobilismo!!!
O empresário e colecionador de veículos antigos Dr. Roberto Martins, figura no mundo do automóvel nacional, como um dos que, ao lado de Robert Eduard Lee (de quem era amigo pessoal), Og Pozzoli, Angelo Bonomi Martinelli e André Matarazzo, deram início à cultura do antigomobilismo no Brasil, cultura trazida da Inglaterra, logo após o final da Segunda Guerra Mundial.
Possuidor de cerca de 300 veículos e viaturas militares antigas estacionados num galpão na região de Sorocaba,SP, o empresário Dr. Roberto disponibilizou parte de seu acervo, em regime de comodato, à Prefeitura de Caçapava para que, ao lado do acervo de Roberto Lee, pudessem ser exibidos à população, os veículos civis e militares abaixo listados, dentre os quais alguns que participaram da Segunda Guerra Mundial. Vejam a lista destes veículos e viaturas:
Veículos civis
- Packard Phaeton 1926 esse carro recebeu o prêmio nos EUA de o mais original carro antigo da marca em todas Américas.
- Packard limousine 1926
- Nash limousine 1928
- Fiat 1926, comprado do próprio Roberto Lee em 1966
- Studbacker President 1939, unico na América do Sul.
Veículos militares
- GMC 6×6 tropa 1942
- Chevrolet 6×6 oficina de armas 1942
- Chevrolet 4×4 tropa 1942
- duas Dodge Power wagon 1942
- Dodge Comando 1942
- Dodge Carryal 1942 rara até nos EUA
- Ward Lafrance 1942 guincho para tanques de guerra raríssimo.
- Diamonth guincho 1942
- Diamonth tropa 1942 ainda com plaqueta original da FEB
- Mutt da guerra do Vietnam
- Trator Deutz refrigerado a ar, raríssimo no mundo.
Pois bem, foram estes os veículos retirados do Centro Cultural de Caçapava, pelo Dr. Roberto Martins, depois de críticas amadoras, equivocadas e ineptas por parte do Secretário de Cultura de Caçapava, desavisado forasteiro que não percebeu o nível de representação e valor histórico dos citados veículos, à específica cultura, que tem nossa cidade, à frente dos assuntos correlatos, como Capital Nacional do Antigomobilismo!
Para se ter uma idéia exata da falta de preparo profissional e cuidados com a imagem institucional do governo que diz representar, o secretário alienígena, reteve dois dos veículos militares da frota do sr. Roberto Martins, que seriam retirados nesta segunda feira, 21, mediante exigências documentais não solicitadas para a liberação dos demais veículos, que ocorreu na sexta feira, dia 18, simplesmente por ter se surpreendido com o nível da reação que enfrenta de munícipes e simpatizantes à causa, em relação às erráticas críticas feitas e por ele mesmo gravadas, e que agora, tenta minimizar nas redes sociais!
Não percebeu, ou não quis perceber, o secretário de Cultura de Caçapava, que em razão da inabilidade de seu ato, outros grandes colecionadores do Brasil, acabam colocando a cidade em descrédito, impossibilitando a troca de experiências e informações específicas com relação ao assunto, o que acaba produzindo graves erros na descrição do histórico dos veículos, como é o caso da Alfa Romeo P-43, que o desinformado secretário alardeia ter sido pilotado pela francesa Hellè Nice quando, na verdade, trata-se de um veículo montado sob plataforma Fiat, que nunca foi por ela dirigido. Lamentável!
Quanto ao Dr. Roberto Martins, o mesmo acabou de comprar nos EUA mais 12 veículos históricos que também fariam parte do acervo disponibilizado para Caçapava, dentre os quais dois Jipes Hammers, 8 viaturas militares, além de um Cadillac conversível 59, que já se encontram no galpão de Sorocaba!
Uma pena que nossa cidade tenha perdido este acervo tão rico do ponto de vista cultural, que poderia bem cumprir, a tarefa de dar sustentação ao título de Capital Nacional do Antigomobilismo, além de garantir a representatividade de viaturas militares que participaram da Segunda Guerra Mundial, exatamente na cidade que possui uma das mais históricas unidades militares febianas do Brasil, que foi o glorioso Regimento Ipiranga, hoje 6º Batalhão de Infantaria Leve Aeromóvel!