CAÇAPAVA e região

Roberto Lee: um dos maiores acervos do mundo, abandonado!!!

No final de 2010, a herdeira dos veículos antigos de Roberto Lee, resolveu formalizar a doação do acervo para o município de Caçapava, com a finalidade de garantir a guarda e a preservação do mesmo, que se encontrava em total estado de abandono, na fazenda Esperança.

Os veículos foram retirados do local onde estavam parados há mais de 40 anos, limpos, lavados, higienizados e transferidos para o galpão do Centro Cultural de Caçapava, onde o então prefeito Henrique Rinco designou equipe técnica apropriada, com a finalidade de promover, na medida do possível, eventuais restauros, manutenção e exposições que garantissem a maior visibilidade possível ao acervo que, à época, já era alvo da atenção de munícipes, entusiastas e imprensa do Brasil e de todo o mundo.

Partindo daí, ocorreram vários eventos ligados à exposições dos veículos do acervo, que encantaram milhares de pessoas, deixando o Centro Cultural (local das exposições) completamente lotado, estimando-se, em várias ocasiões, mais de 18 mil pessoas em apenas um dia!

Com a chegada do governo do sr. Fernando Diniz e, consequentemente, a vinda do alienígena  prestidigitador atual secretário de Cultura, foi feita uma única tentativa de expor o acervo, à qual, repleta de desorganização e falta de profissionalismo, resultou em um lamentável fracasso, sem público e sem imprensa, não contando, inclusive, com a participação dos entusiastas do acervo de Roberto Lee que antes eram presença constante, eis que perceberam que os veículos estavam sendo utilizados como cortina de fumaça para o cultivo da imagem do citado secretário, que tinha pretensões políticas na vizinha São José dos Campos, de onde não deveria ter saído!

Exatamente por falta de traquejo e jogo de cintura, o farfalhão do atual secretário de cultura, acabou se desentendendo com um dos maiores proprietários de viaturas militares do país, que havia dedicado algumas delas, em comodato, para serem expostas junto com o acervo de Roberto Lee, viaturas estas que, inclusive, tiveram participação na 2ª Guerra Mundial. Por falta de apoio do secretário e do prefeito Fernando Diniz, ele acabou recolhendo de volta as viaturas militares, privando a todos, de conhecerem uma página da história militar brasileira, de suma importância.

O mal sucedido evento, que torrou alguns milhares de reais dos cofres públicos, ficou explícito pelo baixíssimo volume de fotos e postagens nas redes sociais, constatando-se que  os “comunicadores” da Prefeitura de Caçapava, só publicaram fotos suas, junto com o prefeito, escondendo o minguado público que compareceu, para não mostrar o fracasso da exposição.

Ademais, os próprios organizadores do evento, desconhecedores das nuances elementares do ramo, e por falta de assessoramento técnico, acabam produzindo equívocos desnecessário quando, por exemplo, insistem em chamar o ACERVO de Museu, quando até os mais elementares admiradores dos autos antigos sabe que, para ser chamado de museu, o acervo tem que passar por etapas altamente especializadas, conduzidas por profissionais de formação superior (sem politicalha envolvida), os quais, seguindo normas, regulamentos e leis, organizam as peças legitimadas por buscas históricas perfeitas e não como hoje são apresentadas, com nomenclaturas e dados técnicos errados e pouco eficientes, além de tentativas de desnecessária valorização do acervo, impondo históricos irregulares a alguns veículos, sugerindo notoriedade inexistente.

Em vista disto, Caçapava, que em 2016 foi agraciada com o título de Capital Nacional do Antigomobilismo, projeto da então deputada federal Aline Correia, detentora do maior e mais histórico acervo de veículos antigos do mundo, além de não expô-los à visitação pública, ainda gera dificuldades para os visitantes que procuram o Centro Cultural, oportunidade em que têm que marcar data e hora para suas visitas!

É preciso que os srs. vereadores tomem pé da situação, exigindo explicações por parte do prefeito Fernando Diniz, quando ao estado de abandono, não só físico quanto e principalmente no que diz respeito à expô-los ao público, que se encontram os veículos do acervo de Roberto Lee e as providências que estão sendo tomadas para o registro do museu e sua abertura ao público.

 
 

Um Comentário Sobre “O uso inadequado do acervo Roberto Lee !!!”

Nesta quarta feira, 29, podemos constatar a falta de responsabilidade da promoção deste evento, oportunidade em que constatamos que as páginas no facebook da Dona Prefeita, do prestidigitador Secretário de Cultura e a do Museu Roberto Lee, em nenhuma das tres aparece uma única fotografia dos visitantes do evento dos dias 24 e 25 passados. Na página do secretário de cultura, lamentável, só promoção pessoal onde o dito cujo aparece ao lado de personalidades, como se ele fosse uma delas!
Os senhores vereadores têm que cobrar, firmemente, as informações financeiras relacionadas ao evento pois ao passo que o prefeito diz que “não tem dinheiro” fica pagando, caríssimo, à maior cantora de jazz do mundo, a maior humorista do país, e por aí vai!

 

Empresários doam moto para ser sorteada na Exposição Roberto Lee!!!

Exposição de Viaturas Militares do Museu Roberto Lee !!!

Veículos do Museu Roberto Lee são enviados ao Anhembi, para exposição !!!

Roberto Lee: que o acervo sobreviva ao prefeito Fernando Diniz!!!

Museu Roberto Lee é destaque em revista nacional !!!

Contagem regressiva para a Expo Viaturas Militares do Museu Roberto Lee !!!

Vem aí a Expo Viaturas Militares do Museu Roberto Lee !!!

Expo Roberto Lee Classic: sábado de manhã!!!

Expo Roberto Lee Classic: 50 anos do Museu !!!

Museu Roberto Lee: Caçapava no Salão Internacional de Veículos Antigos em São Paulo!!!

Caçapava sedia Festival de Antigomobilismo na próxima semana !!!

Kuston Meeting: início dos preparativos !!!