GERAL

Protestos de comerciantes no Litoral: risco de expansão por toda a RMVale!!!

Um grupo de ambulantes faz um protesto na manhã desta terça-feira (12), na porta da Câmara Municipal de São Sebastião, reivindicando apoio financeiro por conta da crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus. Não estão conseguindo trabalhar devido ao isolamento social e medidas restritivas ao comércio, que eles também acabam seguindo.

São cerca de 2 mil trabalhadores nesse segmento em São Sebastião, que atuam no centro, nos bairros e nas praias da região. Uma das ambulantes que participa do protesto cobra apoio do poder público, já que eles pagam uma licença à prefeitura para trabalhar, isso há 3 anos.

Após a sessão de Câmara, o grupo se reuniu com alguns vereadores do município e decidiu se dirigir até a porta da prefeitura, onde aconteceu uma reunião entre representantes do segmento e o prefeito Felipe Augusto. 

O fato, nos lembra o ocorrido na Ilha Bela, quando empresários e comerciantes protestaram por créditos e isenções fiscais, no final da semana passada, forçando a prefeitura a apresentar uma proposta financeira, que se encontra em análises na Câmara Municipal.

Na verdade, entendemos que a situação da Ilha Bela e agora de São Sebastião, é apenas um rastilho das reivindicações que certamente serão enfrentadas pela maioria das cidades, eis que os comerciantes, particularmente os de pequeno porte, encontram dificuldades para honrar seus compromissos financeiros, tipo aluguel, impostos e salários dos empregados, em virtude de seus estabelecimentos estarem fechados desde o início das medidas restritivas impostos pelos governos estadual e municipal.