CAÇAPAVA e região

Projeto mundial Aldeias Infantis SOS!!!

aldeiasA Secretaria de Cidadania e Assistência Social trouxe para Caçapava o projeto Aldeias Infantis SOS, um programa conhecido mundialmente pelo apoio a crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade. O programa, que já está em funcionamento na cidade é um projeto inovador em responsabilidade o qual se caracteriza pela individualidade dos envolvidos em residir em um ambiente mais próximo possível de um lar acolhedor.

Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desde 1949 promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento comunitário.

forum 3Informa a Secretária Maria Teresa Marcondes, que Caçapava celebrou o convênio com Aldeias Infantis SOS Brasil em abril deste ano, e desde então está entre as oito cidades do estado de São Paulo que promovem o projeto. Cidades como Campinas, Rio Claro, São Bernardo do Campo, Pirassununga, Lorena, Poá e Rio Bonito também contam com unidades do programa que tem como missão impulsionar o desenvolvimento e autonomia destes.

O município conta com três unidades do Aldeias Infantis SOS. As crianças residentes pertenciam à Casa de Acolhimento e atualmente ficam sob os cuidados de duas mães sociais, que foram selecionadas em janeiro deste ano através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e que são cuidadoras residentes capacitadas na cidade de Poá, registradas sob regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Cada casa disponibiliza vagas para dez crianças, sendo que este acolhimento institucional substituiu a Casa de Acolhimento existente anteriormente. O novo atendimento prioriza manter na mesma casa irmãos biológicos, mesmo com idades diferentes.

Os serviços prestados são desenvolvidos em 24 programas realizados em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em todo o mundo, mais de 5 mil mulheres trabalham como mães sociais e mais de 73 mil crianças, adolescentes e jovens são acolhidos em todos os continentes.

O projeto já beneficiou mais de 46 mil crianças das Aldeias Infantis SOS que tornaram-se independentes com o projeto.