CAÇAPAVA e região

Programa de aprendizagem do GAMT beneficia 40 jovens do município por ano !!!

Foto Aprendizagem Pilkgton

Por meio do Programa de Aprendizagem Jovens Talentos, o GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) de Caçapava seleciona todos os anos 40 jovens com idade entre 16 e 22 anos que são treinados e encaminhados para empresas de Caçapava, parceiras no programa, na condição de aprendizes. Os contratos têm duração de dois anos, mas cerca de 70% dos jovens encaminhados acabam sendo efetivados após o fim do contrato de aprendizagem. O próximo processo de seleção terá início na primeira quinzena de abril.

As empresas parceiras do GAMT no programa atualmente são Pilkington, Viapol, TW Espumas, FLC Plastic, Simoldes, Adezan, Lear e Grupo Antolin.

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000, regulamentada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005) determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens entre 14 e 24 anos por meio de contrato especial de trabalho de no máximo dois anos. A cota de aprendizes nas empresas é fixada entre 5% e 15% por estabelecimento e é calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

Em Caçapava, segundo dados da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, o potencial  de cotas de jovens aprendizes a ser cumprido pelas empresas é  de 646  vagas, mas somente 89  aprendizes estavam contratados em março de 2012.

EM BUSCA DE OPORTUNIDADE – A formação técnico-profissional de adolescentes e jovens amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração, apostam os educadores envolvidos com o programa.

Foto Aprendizagem Viapol

Anualmente, passam pelos diversos projetos do GAMT em torno de 600 jovens, na faixa etária de 16 a 22 anos, que esperam uma oportunidade para mostrar seus talentos.

Para selecionar os candidatos para o programa de Aprendizagem Jovens Talentos, o GAMT utiliza como referência os alunos das oficinas que a entidade oferece. O jovem precisa estar freqüentado pelo menos uma oficina e matriculado no ensino médio. Se for maior de 18 anos, poderá participar mesmo que não esteja frequentando  nenhum curso.

"Queremos que as empresas encarem o programa de aprendizagem como uma ação de responsabilidade social e um importante fator de promoção da cidadania, e não apenas uma obrigação legal", comentou Alessandra Ribeiro da Luz, presidente do GAMT.

Algumas empresas estão atentas à importância social do programa. Para a coordenadora de RH da Pilkington, Perlla Cristina Claro de Oliveira Alves, “Ajudar estes jovens a  ingressar em seu primeiro emprego é uma oportunidade de gerar transformação social ao jovem e à sua família, além de trazer conhecimento e melhorar a autoestima”, afirmou. “Muitos aprendizes se destacam como um futuro talento de acordo com o acompanhamento que recebem de seu gestor e do desempenho que venham a apresentar e acabam se tornando funcionários da empresa”, explicou.

Cada jovem encaminhado para as empresas por meio do programa atua como “aprendiz de auxiliar de serviços administrativos”, recebe uma bolsa no valor de um salário mínimo e cumpre carga-horária de 30 horas semanais, sendo 24 horas semanais trabalhadas na empresa e mais 6 horas em cursos de capacitação.

Para a Supervisora de Recursos Humanos da Viapol, Eliane de Oliveira S. Alves, além do aspecto social, a principal intenção da empresa é promover a inserção do jovem no mercado de trabalho. “Normalmente o jovem não possui muita chance ao chegar a uma empresa sem ter um currículo com tempo de experiência”,  disse ela. “A Viapol está em fase de expansão, e com isto, se faz necessário maior número de contratações, em média são 6 aprendizes e temos a intenção de contratar novos aprendizes no decorrer do ano”.

Segundo ela, o programa de aprendizagem do GAMT supera as expectativas da empresa. “Os aprendizes são muito bem preparados, desta forma, verificamos que quando chegam para fazer a aprendizagem, já possuem, embora sem nenhuma experiência no mercado de trabalho, uma bagagem muito boa”, afirmou.

O trabalho desenvolvido pelo GAMT é considerado um programa de sucesso, que vem contribuindo positivamente, há 12 anos, para o desenvolvimento dos jovens talentos do município, assessorando esses adolescentes em um momento definitivo de suas vidas: a conquista do primeiro emprego.

Para a jovem Amanda Guimarães Souza, 18 anos, participar do programa foi fundamental para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Ela começou como aprendiz na Viapol em 2011 e, antes de terminar o contrato de trabalho como aprendiz, foi efetivada pela empresa no último dia 22 de janeiro na função de auxiliar administrativo.

 “Começar como aprendiz foi muito bom porque tive mais tempo para ir aprendendo o trabalho. As pessoas têm mais paciência para ensinar quando você é aprendiz. Todas as dicas que recebi no Programa de Aprendizagem foram muito importantes para esta conquista”, diz ela.  “A responsabilidade faz a gente amadurecer pessoal e profissionalmente, o que é muito bom”, diz Amanda.

A estudante Miriã de Oliveira Siqueira, 17 anos, é outra beneficiada pelo Programa e está cheia de planos para sua carreira. “Se não fosse o Programa, dificilmente eu teria conseguido entrar na empresa. Agora estou em busca da efetivação”, diz ela, que está como Aprendiz na Pilkington desde maio de 2012.

“Estou gostando muito e acho que estou me desenvolvendo bem. Meus pais estão muito orgulhosos comigo e sei que tudo agora só depende de mim”, afirma.

Com 17 anos de idade, o estudante Vinicius Santos Silva é um dos mais recentes beneficiados pelo programa. Ele está há menos de um mês como aprendiz na Viapol e disse que está muito feliz com a conquista.

“Faz uns quatro anos que participo dos cursos no GAMT e sempre tive vontade de participar do programa. Este ano tentei novamente e deu certo”, explicou..

Segundo ele, todas as dicas que recebeu durante a capacitação no programa foram valiosas na hora da entrevista. “Recebi dicas muito importantes de como me portar na entrevista, o que falar, como agir para não parecer nervoso. Tudo foi muito positivo”, ele diz. ”Estou gostando muito do trabalho porque na Viapol eles dão uma ênfase muito grande ao menor aprendiz”.

O PROGRAMA – O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) define aprendizagem como a formação técnico-profissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem.

O Programa de Aprendizagem é baseado neste conceito e é definido como o programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica.

Mais informações sobre o Programa de Aprendizagem Jovens Talentos – GAMT podem ser obtidas por meio do telefone (12) 3652-8015.