Professores caçapavenses no Japão !!!
Os educadores Márcio Rocha de Souza, Valéria Rosendo, Milena Ferreira Botan, o secretário de educação Sidnei Sanita, professoras Brenda Valério, Renata Sbruzzi e o prefeito Henrique Rinco
Na quinta-feira, 2, o prefeito Henrique Rinco recebeu em seu gabinete um grupo de educadores de Caçapava que vão estudar no Japão por 20 dias. Os professores embarcarão para Shimane, no sul do Japão, no sábado, 4, para fazer o curso Projeto de liderança em educação ambiental dos professores do ensino fundamental do município de Caçapava, oferecido pelo governo japonês.
O curso, com ênfase no tema água, faz parte do roteiro dos pesquisadores japoneses que desde junho de 2014, quando estes vieram pela primeira vez em Caçapava, fizeram um levantamento de campo das necessidades do município e da geografia local, apresentando meios para Caçapava seguir o modelo japonês em educação ambiental.
O programa, inédito em Caçapava, pertence à proposta do governo japonês que, pela primeira vez, promove um projeto neste formato fora do país, juntamente com a JICA (The Japan International Corporation Agency), agência intermediadora do governo.
As professoras Brenda Valério e Valéria Rosendo, da escola Aluísio França Barbosa, Milena Ferreira Botan e Renata Sbruzzi, da escola Maria Aparecida de Pinho, e Márcio Rocha de Souza, coordenador do Centro de Educação Ambiental Parque Ecológico da Moçota, educadores selecionados para participar do curso, “esperam encontrar uma metodologia que venha somar com a experiência que têm”, disse Valéria. Na ocasião, também esteve presente o secretário de educação Sidnei Sanita.
Em dezembro a comitiva de pesquisadores japoneses retornará a Caçapava para oferecer curso a todos os professores de educação fundamental I da rede pública de ensino.