CAÇAPAVA e região

Prédio no Calçadão: risco de desabamento como edifício em Fortaleza!!!

As imagens acima, mostram as colunas de sustentação do Edifício Andrea, em Fortaleza, que desabou deixando no rastro de sua poeira, até o presente momento, 4 mortos e pelo menos uns 10 desaparecidos.

Uma avaliação do problema que levou a queda do edifício, sem grande profundidade, dá conta do estado de falência integral, de algumas colunas de sustentação do prédio, prenúncio da possibilidade de ocorrência de acidente de gravidade como o que ocorreu.

Agora compare a situação das vigas de sustentação acima, com as vigas do prédio que está sendo construído no Calçadão da Rua Cap. João Ramos (fotos abaixo), onde funcionaram, por anos, as agências da Nossa Caixa e depois do Banco do Brasil.

As vigas, a grosso modo, apresentam o mesmo problema encontrado no Edifícío Andrea em Fortaleza, sugerindo a possibilidade de falência da estrutura e possível desabamento, com consequências imprevisíveis.

A fiscalização deste tipo de obra cabe, tanto à prefeitura de Caçapava que, em última análise é quem vai liberar o HABITE-SE e, ao mesmo tempo, a entidade representativa dos engenheiros, cujos projetos devem ser fiscalizados, do ponto de vista do cumprimento da legislação federal que regula a construção deste tipo de imóvel, especialmente os relacionados aos itens de segurança.

No entanto, ao que parece, inexiste qualquer tipo de fiscalização desta obra! Vejam: