GERAL

Prédio incendiado desaba no centro de SP!!!

Um edifício de 24 andares desabou por volta das 2h20 da madrugada desta terça-feira (1º) depois de pegar fogo no início da madrugada no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Cerca de 150 famílias moravam nos primeiros dez andares do prédio, que era uma ocupação irregular, de acordo com a prefeitura.

Os bombeiros tentavam resgatar um morador de um prédio de 24 andares durante um incêndio no centro de São Paulo quando o edifício desabou. Pouco antes do desabamento, os bombeiros tinham aberto um acesso ao prédio em chamas pelo edifício vizinho, e a vítima já estava pronta para ser retirada do local. Com o colapso da construção, a corda que prendia a vítima se rompeu e ela caiu.

Um bombeiro também ficou ferido durante o desabamento do prédio, mas passa bem. Por volta das 9h, equipes de busca procuravam possíveis sobreviventes no local.

inc2Um edifício vizinho também pegou fogo nos três primeiros andares, mas o risco de colapso foi descartado. A Igreja Evangélica Luterana, que fica ao lado do prédio que ruiu, também foi atingida e parte da estrutura desabou.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, reforçou que o trabalho sob os escombros do prédio de mais de 20 andares será minucioso. Apesar da dificuldade, o Corpo de Bombeiros espera encontrar sobreviventes. Palumbo disse que o prédio já havia passado por vistoria, na qual foram relatadas as péssimas condições do local às autoridades do município. De acordo com a corporação, os compartimentos entre os andares eram divididos por madeira, o que contribuiu na propagação das chamas.

O Corpo de Bombeiros afirmou ainda que era muito difícil entrar no local para verificar as condições do edifício, em razão da resistência dos ocupantes.

O prédio que desabou era uma antiga instalação da Polícia Federal. Segundo comerciantes do entorno, o local havia sido invadido pelas famílias. Antes de desabar, algumas pessoas pediam socorro no último andar. As chamas começaram no quinto andar, alastrando-se rapidamente para os níveis superiores. Ao todo, 160 bombeiros atuam no combate ao incêndio e no resgate das vítimas.

inc1Um edifício vizinho também foi atingido e as chamas se espalharam por três andares. Ele foi esvaziado e interditado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o risco de colapso é mínimo e não há vítimas deste incêndio.

A Polícia Militar (PM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram acionadas e auxiliam os trabalhos na região. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão de prontidão para atender as vítimas.

Devido ao combate às chamas, a CET interditou o trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua Antônio de Godói e recomenda aos motoristas que evitem passar pela região do Largo do Paissandu. Três quarteirões estão fechados.

Relembre outros incêndios em prédios, que marcaram a história de SP