GERAL

Porquê o TSE não libera o código fonte das urnas, para análise dos militares?

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação que contém todas as instruções necessárias para que umsoftware funcione. De acordo com o TSE, ele é
um conjunto de arquivos de texto contendo todas asinstruções que devem ser executadas pelas urnas, expressas de forma ordenada numa linguagem de programação.

Essas instruções determinam o que um programa de computador deve fazer – o que ele deve apresentar e comoele deve se comportar. Uma linguagem de programação é o meio pelo qual os programadores expressam os comandos que devem ser executados por um computador. Em geral, uma linguagem de programação mistura elementos de uma linguagem natural (inglês) com elementos de notação matemática (operações aritméticas).

Na explicação dos professores Paulo Matias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Diego F. Aranha,da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, o código-fonte é como se fosse uma receita para o funcionamento de um programa. Os dois trabalharam juntos no Teste Público de Segurança do TSE de 2018 e explicam que o código-fonte funciona como uma receita escrita pelos desenvolvedores para especificar o comportamento de um programa como uma sequência de comandos e instruções.

No caso das urnas, o TSE tem a obrigação, pela Resolução TSE n° 23.673/2021, de abrir o código-fonte antes das eleições para que entidades possam fiscalizar se há algum problema. Ou seja, ao avaliar o código-fonte, é possível saber se o software está programado para operar corretamente ou se tem alguma falha de programação.

Por conta da reiterada proibição, pelo TSE, de autorizar que outras entidades civis ou militares possam se habilitar à inspeções no código fonte das urnas, inclusive indo de encontro ao clamor popular, sinais evidentes da existência de possibilidades quanto à fraudes eleitorais, permanece o país em estado de absoluta convulsão, com indicativos de que pode se agravar ainda mais, chegando mesmo a uma possível e provável intervenção, situação que aumentaria, sensivelmente, os prejuízos da nação, nos aspectos financeiros-econômicos, políticos e sociais, desprezando os atuais indicadores saudáveis de recuperação implantados pelo atual governo de Jair Bolsonaro. 

POR ISTO TUDO, PORQUE O TSE NÃO LIBERA O CÓDIGO FONTE DAS URNAS PARA ANÁLISE PELOS MILITARES?