CAÇAPAVA e região

População desconhece semáforo de travessia de pedestres e corre risco de vida

Pedestre atravessando a via com semáforo em vermelho, e arriscando a vida na Av. Cel. Alcântara

Semáfaro (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres nas  cidades em quase todo o mundo. Por norma, os semáforos de pedestres são instalados próximos aos semáforos de veículos. Quando o sinal está vermelho para os automóveis, o semáforo de pedestres fica verde e indica que é seguro atravessar a via.

Em Caçapava, registra-se a existência de alguns semáforos (vários estão quebrados) para pedestres, principalmente nas vias da região central, de maior tráfego de veículos e de situações de perigo aos incautos que, por vezes, arriscam a vida, sem saber da existência do equipamento.

Os locais mais perigoso para a travessia de pedestres, estão situados na Av. Cel Alcântara, com a existência de três vias de trânsito intercalados de veículos, o que provoca a demora de alguns minutos de espera, por parte dos pedestres, para fazer a travessia segura.

No entanto, conforme constatamos, a imensa maioria dos que por ali atravessam, não têm a menor noção do significado estratégico do semáforo de pedestres, submetendo-se aos riscos iminentes de acidentes de consequencias imprevisíveis, por conta da impaciência da espera de alguns minutos.

A possibilidade da ocorrência de acidentes, além de potencialmente grande, resulta em métricas irreais do sistema de controle de trânsito do município, que poderiam ser perfeitamente equacionadas, à partir da realização de treinamento local feito por funcionários do sistema de trânsito da cidade os quais, além de cumprirem missão exatamente relacionada, certamente impulsionariam melhoras na avaliação das atividades de todo o setor de mobilidade do município, hoje agravadas em torno de reclamações simples, resolvíveis mediante providências primárias comprometedoras, não utilizadas pelo Secretário do setor.