Polícia Militar inicia patrulhamento em bicicletas em Caçapava !!!
Á partir desta terça feira, 8, Caçapava entra no futuro, com a instalação do novo sistema de policiamento com bicicletas, por militares da Polícia Militar – 3° Cia
A 3ª Companhia, deverá iniciar o patrulhamento, à partir das 14 horas na região central de Caçapava, contando com um efetivo de 5 policiais que atuam no Policiamento com Bicicletas. A frota, inicialmente de 5 bicicletas possibilitará maior mobilidade, onde as viaturas de 4 ou 2 rodas não conseguem chegar, (Praças, Calçadões, Mercado Municipal, eventos, etc.) além de proporcionar maior proximidade com a população.
Conforme explica o Cap Mendes, os policiais que utilizam as bicicletas tiveram intenso treinamento por aproximadamente 1 semana, em assuntos específicos de condução, abordagens, comunicação, trânsito, policiamento comunitário, direitos humanos, técnicas não-letais de intervenção, e procedimentos operacionais padrão (POP’s), entre outros.
O deslocamento em bicicletas, deixa o policial em altura pouco mais elevada do que os pedestres, permitindo maior visibilidade, principalmente em locais de aglomeração de pessoas, ampliando o raio de ação do patrulhamento e potencializando sua eficiência..
Os veículos (bikers) são do tipo montain-bike de fábrica, marca GPS, de 21 marchas, feitas de dura-alumínio, leves o bastante para serem transportadas pelo policial, se for necessário. Elas ainda possuem acessórios para transporte de água, talões etc., e contam com o grafismo especial da Polícia Militar, podendo ainda ser equipadas com mini-sirene, no futuro..
Além disso, os policiais que trabalham com bicicletas utilizam uniformes específicos como capacete, óculos, camiseta, bermuda, luvas, além de algemas, gás pimenta, colete, pistola, e um radio-comunicador digital na frequência do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).
De parabéns o Cap PM Mendes e o comando do 46º BPM/I pelo brilhantismo da iniciativa que, certamente, virá auxiliar a redução dos índices de criminalidade na cidade, principalmente em locais de grande concentração de pessoas.