Parada no tempo, zona azul de Caçapava só gera prejuízo e transtornos!
Segundo informações da prefeitura, em Caçapava, o estacionamento rotativo Zona Azul foi implantado no ano de 1997 pela lei municipal 3.555, prevendo a permanência máxima em cada vaga de até 2 horas, permitindo que outros veículos utilizem a vaga, tornando o estacionamento rotativo. Atualmente, o serviço está temporariamente suspenso.
Por conta desta suspensão, o sistema acaba não contribuindo para os motivos que o levaram a ser implantado (estacionamento por curto período, ampliando o número de vagas), além de não gerar os recursos previstos, a serem utilizados em melhoramentos nas técnicas relacionadas, instalação de novos semáforos, inteligentes, além de poder beneficiar a operação tapa-buracos e também em iluminação de vias e regularização do sistema de sinalização viária, hoje bastante confuso ao motorista.
São 400 vagas rotativas na região central da cidade, com a Zona Azul funcionando de segundas às sexta feiras, no horário das 08 às 18 e nos sábados, das 08 às 13 horas, ao preço unitário de R$ 1,00, capazes de proporcionar uma arrecadação de mais de R$ 1.300.000,00 ao ano, sendo 10% do arrecadado obrigatoriamente repassado ao Fundo Social conforme Lei Municipal vigente e o restante investidos em serviços administrativos e investimentos na área de Zona Azul.
O assunto encontra-se suspenso, há mais de dois anos, sem que a Secretaria de Mobilidade Urbana tome providências, inclusive quanto às exigências legais que obrigam, favorecendo inclusive, os efeitos de possível crise de proporções ainda desconhecidas, eis que o volume de veículos nas ruas aumenta ano a ano e as providências de organização e controles, necessárias à fluência normal dos veículos, não acompanham estas características.
É preciso que se tomem imediatas providências, no sentido de priorizar o estacionamento rotativo de Caçapava, através de sistemas modernos e ágeis como o da Zona Azul Digital, que é a modernização do estacionamento rotativo público, como solução inteligente para o momento de estacionar o carro na rua, trazendo mais praticidade e segurança a vida do motorista, permitindo pagamento pelo uso da vaga de três maneiras: pelo aplicativo de celular, nos terminais de autoatendimento com cartões de crédito e débito e moedas ou por meio de cartão recarregável.
A fiscalização da Zona Azul Digital também é feita de forma eletrônica. Como você não precisa deixar nenhum comprovante no painel do veículo, os agentes de trânsito utilizariam um sistema inteligente para averiguar se o carro está estacionado de forma irregular. Caso o tempo já tenha acabado e o veículo tenha permanecido no local, o motorista será autuado.
Por conta dos registros informatizados de cada veículo estacionado, o sistema de Zona Azul Digital também teria a capacidade de melhorar o nível das relações diárias com os agentes de trânsito, que através do sistema antigo, enfrentam desnecessários constrangimentos junto à população de um modo geral, dificultando outras ações de benefícios ao sistema de trânsito da cidade, além de possibilitar grande ajuda para a segurança pública tendo em vista a capacidade de identificação de placas de veículos com registro de furto e roubo agilizando ações das Polícias civil e militar e reduzindo crimes na região central.