Ônibus Odontomóvel Flexa Azul: mais qualidade de vida a pacientes de locais distantes de atendimentos!!!
Humberto Solino Machado, paranaense de Maringá, formou-se em Educação Física, que não exerceu, achando que ainda faltava algo em sua vida. Neste momento, passou a trabalhar com equipamentos de odontologia, passando uns tempos fora do Brasil, em alguns países.
Quando voltou, ainda pensando em ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, formou-se em Odontologia pela Unitau, ocasião em que montou, com a ajuda de familiares e amigos, o Odontomóvel, que é uma clínica de odontologia montada no chassis de um ônibus, destinada ao atendimento em locais inóspitos, onde este serviço simplesmente não existe.
Desta forma, surgiu o Odontomóvel Flexa Azul, que se encontra atualmente estacionado em Caçapava, na Praça Melvin Jones, aguardando a liberação de documentação do Detran (CNH), que demorou para sair por conta da pandemia para, em seguida, dar sequencia ao projeto para o qual foi criado.
O Odontomóvel, inteiramente montado sobre um chassi Scania 113, com carroçeria de alumínio do ônibus Flexa Azul (Dinossauro) ano 1991, da frota de veículos americanos utilizada pela Viação Cometa, de onde foram retirados os bancos originais de transporte de passageiros, passando a conter em seu interior, projetada e construída por Humberto, uma verdadeira clínica de odontologia, composta de sala de espera, sala clínica, sala de esterilização, laboratório de próteses, além de um apartamento individual com banheiro, destinado ao uso privativo, durante suas permanências em locais de difícil acesso.
Também toda a parte mecânica, elétrica e hidráulica do veículo, foi construída e/ou melhorada pelo próprio Humberto, com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida e experiências profissionais.
O veículo, todo climatizado e com processo de esterilização, possui ainda, um de gerador de energia, que alimenta todo o sistema de iluminação e equipamentos odontológicos, além de possuir um eficaz sistema de tratamento de esgotos que, juntamente com o tratamento de água potável, torna o veículo independente de necessidades externas deste nível, por alguns dias.
Habilitado para cumprir suas funções em relação à extrações, estética e próteses, Humberto deve seguir, nos próximos dias, com todo este aparato muito bem projetado e construído, para os interiores do Mato Grosso do Sul, mais especificamente em Porto Murtinho, dando continuidade a este maravilhoso projeto de vida, que deve melhorar, em muito, a qualidade de vida dos brasileiros de nosso “interiorzão”!