O primeiro táxi aéreo do mundo, elétrico e sem piloto
A Wisk Aero, norte-americana do segmento de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e uma das pioneiras em voos elétricos autônomos, revelou nesta segunda-feira, 3 de outubro, em vídeos, o que a empresa afirma ser o primeiro avião do mundo autônomo (sem piloto) para quatro passageiros, elétrico e com decolagem e pouso na vertical (eVTOL).
Como aeronave de entrada da Wisk para este mercado, a Geração 6 do projeto, mostrada nas duas gravações a seguir, representa o primeiro eVTOL autônomo candidato a certificação de tipo pela FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos):
Chamado pela empresa como “o táxi aéreo mais avançado do mundo”, a Geração 6 combina tecnologia e software autônomos reconhecidos no setor, supervisão humana de todos os voos e um design geral simplificado, com foco em fornecer um dos sistemas de transporte de passageiros mais seguros da aviação comercial.
Wisk é apoiada por dois líderes da aviação, a Boeing e a Kitty Hawk Corporation. Com esta aeronave, a empresa afirma que irá redefinir conceitos de voo existentes e inaugurar uma era mais segura, escalável e mais acessível na aviação.
Gary Gysin, CEO da Wisk, disse: “Em 2010, nos propusemos a encontrar uma maneira de evitar o trânsito e chegar mais rápido ao nosso destino. Essa inspiração evoluiu para uma missão de oferecer voos diários seguros para todos. Nos últimos 12 anos, perseguimos essa missão por meio do desenvolvimento de cinco gerações diferentes de aeronaves em grande escala. Nossa aeronave de 6ª geração é o culminar de anos de trabalho duro de nossa equipe líder do setor, aprendizados de nossas gerações anteriores de aeronaves, compromisso de nossos investidores e evolução e avanço da tecnologia.”
Por meio de uma abordagem multifacetada, incluindo voo autônomo com supervisão humana, um design simplificado com menos partes móveis, sistemas totalmente redundantes e nenhum ponto único de falha, a aeronave da Wisk está sendo projetada para exceder os rigorosos padrões de segurança da aviação atuais de um em um bilhão de chance de um acidente.
A Wisk é uma das únicas empresas de AAM a buscar uma primeira abordagem de voo autônomo (as demais buscam iniciar com projetos com piloto e depois evoluir para autônomos). Essa abordagem é fundamental para a estratégia geral da empresa e, mais importante, é um elemento crítico para trazer um dos sistemas mais seguros para o mercado da aviação. É também a chave para desbloquear a escala e todo o potencial para a indústria AAM mais ampla.
A primeira abordagem multifacetada de voo autônomo da Wisk inclui:
– Aproveitamento da mesma tecnologia comprovada que responde por mais de 93% das funções do piloto automatizado nos voos comerciais atuais;
– Tecnologia nova e inovadora, como recursos aprimorados de detecção e prevenção, sensores e muito mais;
– Software de tomada de decisão orientado por lógica e baseado em procedimentos da Wisk que fornece resultados confiáveis e determinísticos; e
– Supervisores de vários veículos que fornecem supervisão humana de todos os voos e têm a capacidade de intervir quando necessário.
A aeronave de 6ª geração da Wisk aproveita os principais aprendizados e insights de suas cinco gerações anteriores de aeronaves eVTOL para oferecer um novo nível de desempenho. Os parâmetros são os seguintes:
– Velocidade de cruzeiro: 120 nós (222 km/h);
– Alcance: 90 milhas com reservas (144 quilômetros);
– Altitude: 2.500 a 4.000 pés acima do solo (762 a 1219 metros);
– Assentos: 4;
– Dimensões: <50 pés de envergadura (15,2 metros);
– Potência: elétrica; e
– Operação: Autônomo com supervisão humana.
O projeto e configuração da aeronave de 6ª geração da Wisk inclui:
– Projeto proprietário de 12 hélices e configuração com sistemas de propulsão em lanças estendidas. As unidades de propulsão basculantes à frente da asa e as unidades de elevação fixas atrás da asa são otimizadas para alcance, melhor controle e desempenho da aeronave e gerenciamento eficiente de energia;
– Um design de asa elevada, lanças estendidas e maior tamanho e número de pás da hélice para melhorar a segurança, estabilidade e a experiência do passageiro, reduzindo o ruído na cabine e a pegada geral de ruído da aeronave; e
– Uma cabine de passageiros maior com 4 lugares e amplo armazenamento para bagagem e bagagem de mão, tornando-o um dos táxis aéreos mais versáteis do mercado.
Ao incorporar um design interior semelhante ao automotivo, a Geração 6 traz uma experiência elevada ao passageiro. Com visibilidade ideal, layout espaçoso, assentos confortáveis e recursos de produtividade como wi-fi e carregamento para celular, os passageiros terão a flexibilidade de apreciar a vista, ser produtivos ou simplesmente relaxar.
A aeronave de 6ª geração da Wisk foi projetada para ser um serviço para todos, com um preço-alvo de US$ 3 por passageiro, por milha.
A Geração 6 incorpora vários recursos de acessibilidade, desde uma entrada e saída projetada para indivíduos em todo o espectro de mobilidade, até interfaces de usuário que acomodam perfeitamente pessoas com deficiência auditiva, visual e outras. A Wisk é um dos poucos players do setor que prioriza o atendimento a uma demografia tão ampla de passageiros.
Informações da Wisk Aero