O mistério das conversas à distância na Basílica Nacional!!!
Conversas pessoais de um casal à distância, sem telefone, dentro da Basílica Nacional de Aparecida, viralizaram na internet, após serem publicadas pela filha do casal. A possibilidade de poderem conversar, distantes um do outro, junto às paredes, como se fosse através de telefone celular, encantou a ambos e ao público das redes sociais. O fenômeno tem explicação. Vejam:
Segundo estudiosos e especialistas, o que ocorreu na basílica nesta oportunidade, consiste na recepção e transmissão de ondas sonoras através da reflexão nas paredes. Elas comportam como ‘espelhos acústicos parabólicos’, por causa da geometria.
O físico Aníbal Fonseca detalhou que esse é um fenômeno natural de onda sonora, que em condições arquitetônicas como a da basílica, com a curvatura dos arcos e simetria, faz com que os todos os sons tenham convergência em pontos específicos da estrutura.
“Então essa reflexão do som (de um lado para o outro) precisa de uma situação peculiar, de simetria do ambiente, da curvatura no teto”, disse o físico. Ele também explicou que o material usado na construção ajuda a refletir o som e, quanto mais for considerado duro, melhor – as paredes do templo são de tijolo.
O físico Ismael Ribeiro lembrou que o mesmo efeito, batizado de ‘whispering galleries’ (galerias sussurantes), ocorre também na catedral de Brasília e na catedral de São Paulo, em Londres. “Na basílica Nacional, quando uma pessoa fala de um lado, devido a forma elíptica da arquitetura, o som se propaga e é refletido na direção do outro foco, onde a segunda pessoa está, podendo assim ouví-la perfeitamente”, disse.
GENTE
e meus pais que foram viajar pra Aparecida do Norte e descobriram que no santuário tem como falar na parede e sai o som do outro lado (???) não sei o que é mais ícone, eles conversando ou a tentativa de filmar(tem também a versão da minha mãe, nos comentários) pic.twitter.com/m9NRQsEdSC
— Natalia (@nataliacerrao) January 10, 2019