O incentivo ao plantio do Maracujá!!!
Se sofremos com a alta dos preços dos produtos alimentícios, muitas vezes tornando inviável o consumo de muitos alimentos tão necessários a nossa saúde, é porque o produtor não teve ou perdeu as condições de produzir por questões adversas.
Valorizando esta questão tão importante para a sobrevivência e sustentação da vida, a Secretaria de Agricultura de Caçapava, vem desenvolvendo um trabalho intenso junto aos agricultores do município e da região do Vale do Paraíba, com objetivo de organizar o sistema produtivo agrícola, afim de abastecer nosso mercado interno, com produtos frescos produzidos na nossa região e também estender esta grande oportunidade para demanda do mercado externo, através do apoio a produção de produtos específicos para grandes industrias.
Dentre os produtos que estão sendo incentivados, no momento, o cultivo do Maracujá, representa melhores condições de acerto, visto já contar com proposta de compra, de toda a produção dos frutos colhidos no Vale do Paraíba.
Isto significa um grande incentivo para agricultura local, fortalecimento para os agricultores, fixação do homem na terra, produção de alimentos, geração de emprego e renda.
Visando trocar experiências, discorrer sobre técnicas de plantio e manutenção de áreas com Maracujá, agricultores da região, já produtores e interessados no cultivo da fruta, tem se reunido com a finalidade de fortalecer a corrente produtiva, para atender a demanda do mercado atual, que sinaliza ser necessário o plantio de mais de 50 mil pés de maracujá, o que significa uma produção aproximada de 2 toneladas por safra, que compreende um período de produção de Dezembro a Julho.
Uma destas reuniões, ocorrida dia 25 pp, foi realizada na propriedade da Srta. Maria Afonsi, em São José dos Campos que, além de produtora de Maracujá, faz também o processamento de polpa de frutas congeladas e também de alguns legumes, selecionados, esterilizados e embalados à vácuo para disponibilização ao consumidor.
Na ocasião, além de várias explicativas sobre o preparo do solo, estaqueamento, adubação, plantio e manejo de áreas plantadas com Maracujá, foram esplanadas as possibilidades de compra de insumos e defensivos agrícolas necessários para manter a área plantada sem quaisquer pragas e/ou contaminações.
Ensejou-se ainda, que a união do pequeno produtor junto à Cooperativa Vale do Paraíba – CoopVale, criada desde 2013, além de proporcionar garantias de venda da safra à preços competitivos, abre a possibilidade do produtor comprar os equipamentos necessários (arame, posteamento, sementes, defensivos, adubos, etc.) à preços subsidiados, aproveitando a máxima do mercado “quem compra mais, paga menos”!
Os pequenos agricultores de Caçapava e região, interessados em ingressar na produção de maracujá, deverão procurar a Secretaria de Agricultura de Caçapava, para fazer o cadastramento e receber as primeiras instruções.