GERAL

O futuro das cidades!!!

Há uma grande interrogação sobre o futuro das cidades. O processo de urbanização crescente, desordenado e defeituoso ao atendimento direto à população, principalmente em áreas mais carentes de equipamentos públicos, deixa muitas dúvidas sobre como o poder público, através de políticas publicas, aproximará os cidadãos ao direito à cidade.

Por isso, a tarefa de encontrar soluções mediatas e imediatas para o mal-estar urbano não deve estar localizada apenas nas mãos de planejadores e do estado, mas sim corrigido com a participação e fiscalização de amplos setores e sujeitos envolvidos no processo de construção social do espaço urbano.

Dessa forma, reunir amplos e complexos setores da sociedade com interesses opostos exigirá esgrimar com interesses gerais e particulares, assanhando os múltiplos aspectos das relações sociais entre as duas principais classes, trabalhadores e burgueses, e outros setores sociais emanados por conflitos de interesses particulares.

A civilização atual se acha em curso de colisão ou de impasse, por isto o único futuro real das cidades são as próprias cidades do futuro: sustentáveis, sociais e holísticas. Esta proposta consta do excelente vídeo “O futuro das Cidades”, que acaba de ser premiado no exterior.