O estandarte histórico da Brigada Fornovo di Taro!!!
O Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) BRIGADA FORNOVO DI TARO, realizou nas instalações do Forte Ipiranga, a solenidade militar alusiva ao Dia do Soldado na Guarnição de Caçapava.
Dentre as várias cerimônias ocorridas na oportunidade, destacou-se a apresentação do novo estandarte histórico da Brigada, que foi apresentado, não só aos recrutas, mas a todos os integrantes da Grande Unidade. O novo símbolo da tropa Aeromóvel tem a seguinte descrição heráldica: “Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de verde. No coração, um escudo português de branco, contorneado de ouro. No cantão destro do chefe, o Escudo da Cidade de Fornovo di Taro, em suas cores. No cantão sinistro do chefe, uma trompa de caça de ouro velho. No coração do escudo, o Distintivo da Força Expedicionária Brasileira em suas cores. Em arco, os dísticos: ‘ BRIGADA’, no chefe, e ‘FORNOVO DI TARO’, na ponta, ambos de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrita, em caracteres de ouro, a designação militar da OM: 12ª BDA INF L (AMV)
O novo estandarte, aprovado pelo Boletim do Exército nº 34, de 26 de agosto de 2016, vem se somar aos estandartes do 6º Batalhão de Infantaria Leve (REGIMENTO IPIRANGA), do 20º Grupo de Artilharia Leve (GRUPO BANDEIRANTE) e do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (ESQUADRÃO TENENTE AMARO), guardiões das vitórias da Força Expedicionária Brasileira, as quais permaneceram em solo italiano do início ao fim da campanha durante os combates na 2ª Guerra Mundial.
A leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, além de reverenciar Duque de Caxias e o papel do Exército Brasileiro, destacou a instituição do Dia da Patrona da Família Militar, a ser comemorado em 18 de setembro, data de nascimento de Rosa da Fonseca, mãe do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil.