O centenário de nascimento do seo Chico Triste!!!
No dia 5 de junho a Academia Caçapavense de Letras, em conjunto da Academia Taubateana de Letras, Academia Joseense de Letras e da Fundação Cultural de São José dos Campos e ainda com a colaboração das Secretarias de Cultura e Educação do Município e apoio do Rotary Club Caçapava Jequitibá, Rotary Club Taubaté e do Rotary Club São José dos Campos Urupema, promoverá importantes atividades em Comemoração ao Centenário de Nascimento do jornalista, professor, escritor, militar e folclorista Francisco Pereira da Silva “Chico Triste”, importante figura do cenário literário da região e criador, em Caçapava, do Jornal O Valeparaibano, de São José dos Campos, junto do saudoso Professor Rubens Lencioni.
Seo Chico era tio da Carminha, da Valéria e do César, todos Barbieri, amigos de infância que moravam aqui no meio de nossa lendária Rua 14 de Abril e era comum de se ver o lendário personagem, subindo ou descendo a rua, balançando o corpo, sem sequer se dar conta de que se transformaria, em futuro breve, numa das maiores personalidades da história de Caçapava.
Chico Triste era o apelido de Francisco da Silva, um sergipano nascido em 05 de junho de 1918, que muito contribuiu para a cultura do Vale do Paraíba em suas crônicas e estudos sobre o que foi, para ele, uma “bandeira de vida”: o folclore.
Como jornalista, Chico Triste fundou o jornal “Valeparaibano”, foi editor do “Anuário Caçapavense”, fundador do semanário “Roteiro de Caçapava”, redator do jornal “Diário da Manhã”, cronista do jornal “Agora”, entre outros jornais, além de fundar a Biblioteca Pública Edgard Pontes, de Caçapava, e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da UNESCO (ONU) e da Associação Brasileira de Folclore. Chico Triste faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos.
Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da UNESCO (ONU) e da Associação Brasileira de Folclore. Seo Chico faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos. A Semana Chico Triste foi criada em 2005 e hoje faz parte do calendário de eventos oficiais de São José dos Campos.