O Brasil invadido por fuzileiros americanos!!!
A posição estratégica de Natal para a aviação mundial foi evidenciada já a partir dos anos 1920 e no final da década de 1930, as Forças Armadas Norte Americanas, consideravam a cidade de Natal como de vital importância para a defesa do Continente Americano.
Uma olhada no mapa-múndi mostra a localização estratégica do Brasil no que diz respeito à travessia do Atlântico. A ponta nordeste do Brasil permite o ponto de passagem mais curto para a África Ocidental Francesa e daí para a Europa e Oriente. No entanto, quando os EUA entraram na guerra, acreditava-se em Washington que a segurança do Nordeste do Brasil não poderia ser garantida; pior ainda, que a área e possivelmente todo o país poderiam ficar do lado dos nazistas.
Postulou-se um cenário crível envolvendo tropas alemãs (ou pelo menos “5º colunistas” desembarcados por via aérea de Dacar), combinado com a mobilização de elementos pró-nazistas das Forças Armadas brasileiras. Assim, nos dias que se seguiram a Pearl Harbor, os Estados Unidos traçaram planos para impedir qualquer tentativa de proteger o Nordeste do Brasil para o Eixo, tomando-o eles próprios. Nasceu o “Plan Rubber”. O objetivo do Plano Rubber era desembarcar fuzileiros navais dos EUA no Brasil para proteger os campos de aviação vitais.
O alvo principal era o aeroporto de Natal, o principal campo de aviação da ligação transatlântica. Outros alvos no continente eram São Salvador no sul e Belém no norte, e também a Ilha de Fernando de Noronha. Todos os três locais no continente tinham aeródromos ou aeroportos capazes de receber bombardeiros B17 e grandes aeronaves de transporte. Saibam o que ocorreu naqueles dias, quando o Brasil chegou a ser invadido por fuzileiros navais americanos.