O atendimento do SAMU 192 em Dezembro!!!
O Samu 192 (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) de Caçapava atendeu 266 emergências médicas em suas duas bases operacionais. Os números se referem ao funcionamento do sistema no mês de dezembro de 2015. Os casos clínicos são o maior número de chamados. Em segundo lugar ficaram os traumas.
As bases foram construídas pelo governo municipal em áreas públicas nas vilas André Martins e Antônio Augusto. Além da construção das bases, o município investe cerca de R$ 134 mil por mês para o custeio do sistema. O Ministério da Saúde cedeu as duas viaturas e os equipamentos.
Os profissionais do Samu regional, que atendem 24h por dia, trabalham para SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), contratada pelo consórcio para gerenciar o sistema. O custeio anual do Samu regional é de cerca de R$ 17,5 milhões, valor dividido entre os municípios do Consavap.
Para criar o Samu regional, oito municípios da RMVale constituiram o Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Vale do Paraíba), formado por Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Jambeiro, Paraibuna, Monteiro Lobato e Igaratá. Destas, quatro cidades já oferecem a prestação de serviços de urgência e emergência.