CAÇAPAVA e região

O apoio da Atividade Delegada no combate à criminalidade!!!

atividade delegadaMês passado, nos referindo ao aumento da criminalidade, por conta da situação econômica e política crítica que o país atravessa, e destacamos as cidades vizinhas que, visando aumentar a fiscalização e segurança dos munícipes e instalações, adotaram a ATIVIDADE DELEGADA, como base para a redução dos índices de criminalidade.

Hoje, temos observado no dia a dia das rotinas caçapavenses, que o espectro do aumento da criminalidade, acabou chegando à nossa cidade, eis que ocorrências relacionadas vivem assustando a população, com assaltos, roubos, tráfico de drogas etc., embora a atuação da 3ª Companhia de Polícia Militar de Caçapava, tenha conseguido empenho exemplar nos patrulhamentos ostensivos e preventivos necessários ao controle da situação.

Mas isto não significa, em hipótese alguma, que está tudo sob controle na cidade. Com o aumento da criminalidade, necessário se faz o correspondente aumento do poder de fiscalização e segurança e é exatamente isto que as cidades vizinhas, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba, estão providenciando, através da adoção da ATIVIDADE DELEGADA.

Como estas cidades aumentaram seu poder de fiscalização contra a criminalidade, a bandidagem destas cidades, acaba procurando novos locais para sua atuação nefasta e é exatamente por aí que aparece nossa cidade!

Claro que iniciativa como a da Patrulha Comunitária (Guarda Civil Municipal), colocada em prática pela Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, é uma ajuda inestimável nestes tempos de crise, visto ser uma modalidade baseada nas metodologias do Policiamento Comunitário que aproxima o Guarda Civil da comunidade, estreitando e facilitando a comunicação e focando nos problemas locais, atuando em pontos estratégicos e de fluxo de moradores e comerciantes.

Mas só isto não basta visto que a Guarda Civil Municipal, não exerce o papel de polícia, não podendo intervir, nos casos de maior gravidade e violência, inclusive por não dispor de armamento e treinamentos específicos para as situação requeridas, hoje atendidas pela Polícia Militar.

É preciso que nossas autoridades municipais tenham a acuidade de perceber este momento crítico que o país atravessa, particularmente em nossa região, onde Caçapava representa alvo fácil à bandidagem de todo o Vale, visto encontrar-se em meio a cidades que já possuem a atividade delega, como meio de apoio no combate á criminalidade!