Noite de autógrafos de Lourdes Mesquita !!!
O salão de festas do Clube Militar de Caçapava recebeu mais de 200 pessoas que foram prestigiar o lançamento do livro Envelhecer Vivendo, da acadêmica Lourdes Mesquita Siqueira. A noite de autógrafos que movimentou a cultura caçapavense aconteceu na quinta-feira, 20.
Entre as personalidades presentes estavam o prefeito Henrique Rinco (PSDB), a primeira-dama Horacélia de Fátima Trindade e os secretários Sidnei Sanita (educação) e Silmara Guedes (cultura, esporte e lazer).
A frase final da introdução de Envelhecer Vivendo já demonstra que o leitor vai apreciar acontecimentos protagonizadas pela autora e que marcaram sua trajetória pessoal, social e intelectual: “E eu tenho vivido”. A frase evoca à mente do leitor a autobiografia do poeta chileno Pablo Neruda (Confesso que Vivi). Os relatos de Lourdes Mesquita, seus artigos, seus discursos e sua obra mostram uma mulher que sabe ter humildade nas conquistas e serenidade durante os percalços que a vida cria.
A autora mescla sua vivência dentro de vários cenários históricos de Caçapava, por onde passam personagens que solidificaram a cultura local, a começar pelo avô paterno, o coronel Manoel Inocêncio (“um dos pro homens de Caçapava”) acompanhado pelo professor João Gonçalves Barbosa, Olivia Alegri, Antonio Pereira Bueno e Francisco Pereira da Silva e outras figuras de destaque da comunidade. A partir de sua terra natal, onde era “professora primária”,
Lourdes Mesquita relata sua formação da USP (Universidade de São Paulo), suas iniciativas e seus trabalhos científicos frente à Biblioteca Central do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e as experiências de trabalhar com renomados professores internacionais sem se esquecer, em nenhum momento, de sua vida familiar, dos pais, dos irmãos, dos 56 anos de matrimônio com Ary Telles Siqueira, dos filhos, dos netos e bisnetos.