CAÇAPAVA e região

Neste domingo, 25: o Festival da Taiada de Caçapava

Enfim, depois de 188 anos da instalação do município e de outros tantos em que seus habitantes passaram a carregar o simpático apelido de “taiadas”, impera o bom senso junto às autoridades municipais, que organizam, para este domingo, 25 de setembro, a primeira edição do Festival da Taiada, que ocorrerá no Parque Ecológico da Moçota, tratando exclusivamente desta delícia da culinária caçapavense, que nunca foi explorada, devidamente.

Na programação deste domingo, culinária, música, artesanato, contação de histórias, exibição de vídeos e e tutoriais sobre o processo de fabricação da taiada, além de outras informações relacionadas e de interesse da população.

Sobre a taiada

Feita com melado de cana, farinha de mandioca e gengibre, a taiada é o doce típico de Caçapava, uma receita simples e saborosa que vem passando de geração para geração há mais de um século.

De origem portuguesa, a talhada virou “taiada” no linguajar caipira e se tornou o símbolo de Caçapava, servindo inclusive como apelido carinhoso para quem nasce ou mora no município.

O doce de textura esfarelada e sabor realçado pelo gengibre é produzido de forma artesanal, especialmente nas áreas rurais de Caçapava. Um dos objetivos do festival é contribuir para a preservação dessa tradição, que corre o risco de desaparecer por falta de interesse das novas gerações em seguir com a produção.

 

 Festival da Taiada – 2022

Dia 25 de setembro, das 10h às 17h

Local: Parque Ecológico da Moçota – Rua Antonio Guedes Tavares, s/n – Vila Menino Jesus – Caçapava. Tel. (12) 3652-9222

PROGRAMAÇÃO

10h00 – Abertura

10h30 – Apresentação do Coral Municipal de Caçapava

11h30 – Intervenção: Demonstração do processo de produção da taiada e exibição de vídeo

12h00 – Apresentação musical: banda Êxtase

14h00 – Recreação

15h00 – Intervenção sobre a taiada, exibição de vídeo e contação de causos com o poeta caipira Carajá

16h00 – Atração infantil: contação de histórias

17h00 – Encerramento: Apresentação musical com a Orquestra Canto da Viola