GERAL

MP dos Portos: não deu e parece que não vai dar !!!

PortoSantosComeçou ontem às 11 horas e acabou hoje cedo às cinco da madrugada a sessão na Câmara Federal para votar a MP dos Portos, e não deu. Foi um espetáculo feliniano.

No final da tarde o governo conseguiu a aprovação da medida, faltando então a votação de 26 emendas, das quais 14 não foram votadas. Votação em plenário, nominal, para demorar mais, foi o truque regimental da oposição. Com verificação de quorum após cada uma delas.

Lá pelas três e tanto da madruga, os deputados começaram a debandar, até a suspensão por falta de quorum. Difícil votar tudo hoje. Difícil até alcançar quorum, na sessão marcada para começar de novo às 11 horas.

Se der, o imbróglio segue para o senado, onde começa tudo de novo, com prazo até amanhã à meia noite, quando caduca a Medida Provisória.

Teve de tudo. Deputado federal xingando colega e a certa altura um deles entra na frente da mesa com uma faixa pedindo verba para Educação, que não tinha nada a ver com a pauta. Foi agarrado pelos seguranças, que lhe tiraram a faixa e um deles o catou pela cintura, levantou, e ele saiu de cena gritando e esperneando no ar.

Embora tenha conseguido a aprovação da MP, o governo dançou nas emendas, pela liderança de sua prórpria base parlamentar.

Foi o anunciado acerto de contas, porque os parceiros da base estão insatisfeitos com o Palácio do Planalto. A principais negociadoras de Dilma, as ministras Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti foram muito criticadas, com vêm sendo há tempos. Ideli foi até acusada de “mensalar”, prometendo liberar verbas para a tigrada. O vice-presidente Michel Temer, outro negociador de Dilma, está numa situação ridícula, não manda nada no seu PMDB.

Mas tem uma coisa: apesar do espetáculo circense, não há nada comprometedor, não há crise institucional, tudo está nos conformes. A cena é dantesca, mas democrática e sob o império da lei, mantendo intactas as instituições funcionando a pleno. Gente alegre. Hoje tem mais.