Motos: desorganização e barulho cada vez mais alto!!!
Caçapava está absolutamente perdendo o controle sobre os veículos de duas rodas, as motos, por conta da falta de cadastramento, fiscalização, multas e até mesmo apreensão dos veículos irregulares, que colocam em risco a saúde da população, como podemos observar no dia a dia.
Num primeiro momento, visualizam-se as motos de pequeno porte, em sua maioria trafegando sem obediência ao Código Nacional de Trânsito, ora à direita, ora à esquerda dos veículos, com o escapamento sem o miolo, invariavelmente em velocidades excessivas e incompatíveis com o local, principalmente junto às lombadas e lombo-faixas, que são ultrapassadas em velocidade, já que basta o condutor se levantar um pouco, para amortecer a passagem sobre o obstáculo.
Mas o pior mesmo, ocorre por conta das motos de grande porte que, por conta da sana psico-patológica de alguns condutores, necessitam enfrentar o desafio de literalmente “voar”, à limites inaceitáveis e extremamente perigosos, pelo centro da cidade, produzindo barulho muito além dos limites estabelecidos pela lei, prejudicando os moradores do local em suas atividades comuns do dia a dia como falar ao telefone, assistir televisão e conversar com pessoas dentro de casa, e trazendo eventuais prejuízos físicos, relacionados aos danos auditivos, pela exposição ao exagerado barulho.
Estas situações, de dificil fiscalização, ocorrem a qualquer hora do dia ou da noite e sómente poderiam ser contidas, mediante o testemunho visual das autoridades de trânsito, ou ainda mediante a instalação de câmeras de segurança ou radares pelas ruas por onde ocorrem a maioria deste tido de situação.
É bom lembrar que retirar o miolo do silencioso, peça que reduz o ruído do motor da moto, ou furar o escapamento, é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também é proibido a produção de ruídos acima dos limites estabelecidos pela lei.
Enfim, é lamentável que alguns irresponsáveis possam gerar tamanho prejuízo a uma classe que comporta gente de bem, que utiliza seu veículo de duas rodas para passeios prazeirosos e bem acompanhados e que, com certeza, darão seu irrestrito apoio necessário às autoridades para que sejam coibidas irregularidades, tão prejudiciais à qualidade de vida de nossa cidade.