GERAL

Morre artista paranaense Joana Corona !!!

acordei bemol
tudo estava sustenido
sol fazia
só não fazia sentido

Paulo Leminski

joana coronaA artista visual, poeta e editora Joana Corona morreu no último domingo (16), aos 31 anos. De acordo com a tia e parceira artística, Eliana Borges, ela teve uma parada cardíaca súbita durante uma viagem a Florianópolis.

O corpo da artista, que também se dedicava a projetos na área de literatura, como a revista Bólide, foi encaminhado para Pato Branco, cidade natal de Joana, onde foi velado, e levado para Curitiba nesta terça-feira (18) pela manhã, onde foi cremado às 9 horas no Crematório Perpétuo Socorro, em cerimônia para família e amigos.

Vivia em Curitiba-PR. Artista visual, poeta e editora. Doutoranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenava, com Eliana Borges, o espaço de arte tardanza, em Curitiba. Entre suas principais exposições individuais estão: ¿dónde está el sol? (2011, Espacio de Arte Contemporáneo, Montevidéu-UR), VERSO (2010, Museu da Gravura Cidade de Curitiba, resultado da Bolsa Produção para Artes Visuais IV, da FCC), e n’outro (2008-2009, com C. L. Salvaro, no Sesc da Esquina, Curitiba). Participou de diversas coletivas no Brasil, Uruguai e Espanha, entre elas: Simulacros (2012), no Centro Cultural Marte, em Montevidéu-UR; Artistas en movilidad (2012), no MMAC, em Barcelona-ES, Malote (2011-2012), no Museu da Fotografia, em Curitiba; O espaço aberto (2011), na Caixa Cultural de Brasília-DF; O Estado da Arte – 40 anos de arte paranaense (2010-2011), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba; e as exposições portáteis Coleção e Loja (2009 e 2010), de impressos de artistas, organizadas por Regina Melim, que circularam por várias cidades brasileiras.

http://joanacorona.wordpress.com/

http://espacotardanza.wordpress.com/

http://joanacorona.wordpress.com/