CAÇAPAVA e região

Moradores de rua abrigados em quadra poliesportiva!!!

As autoridades municipais adaptaram e equiparam a quadra poliesportiva do Jardim São José, na Av. Francisca Salles Damasco, 812, para funcionar como abrigo temporário para população em situação de rua, com capacidade para atender até 50 pessoas.

A medida tem por objetivo contribuir para reduzir a circulação de moradores de rua, evitando a disseminação do coronavírus e oferecendo proteção à população mais vulnerável.

O local foi equipado com camas e estrutura necessária para acomodar os moradores. No abrigo serão atendidos apenas homens. Eles receberão quatro refeições diárias, com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, além de material de higiene pessoal, banho e mudas de roupas.

A ideia é oferecer ainda atividades como exercícios físicos, recreação e palestras. Tudo seguindo as recomendações sanitárias das autoridades de Saúde. Profissionais interessados em atuar como voluntários, que queiram contribuir com as atividades, devem entrar em contato com a secretaria de Cidadania.

Esse novo espaço vai ampliar o atendimento que já é realizado no município. Atualmente, o Albergue Monsenhor Theodomiro Lobo, na região central da cidade, tem capacidade para até 15 pessoas. É para onde serão encaminhadas mulheres e crianças.

Profissionais da Secretaria de Cidadania e Assistência Social farão “rondas sociais”, que é a busca pelos moradores em situação de rua, em vários locais da cidade, pelo menos três vezes por dia: pela manhã, ao meio-dia e início da noite. A partir daí será feito o atendimento social no  abrigo. Os moradores de outras cidades poderão ser encaminhados para seus municípios de origem, se desejarem. Os moradores de Caçapava serão estimulados a permanecer no local.

O abrigo contará com a presença de supervisores de plantão durante todo o tempo. A secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana está instalando câmeras de segurança no local.

Para permanecer no abrigo, é necessário cumprir algumas regras, como horários para café da manhã, almoço e jantar, além de horário de repouso e silêncio total das 21h às 6h. Não serão permitidos no local itens como bebida alcoólica, drogas, utensílios domésticos, instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos, celulares e qualquer tipo de arma.

DOAÇÕES – Quem quiser contribuir com a iniciativa, pode doar camas e colchões de solteiro, lençóis, travesseiros e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues no próprio Abrigo Temporário ou no Albergue Municipal (rua Cel. João Moreira da Costa, 208-210 – Vila Resende. Tel. 3652-9242). O Fundo Social de Solidariedade do Município também está recebendo doações em sua sede, na Rua São Bento, 48, Vila Antonio Augusto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.