Megaron Txukarramãe escreve carta pública a Aritana Yawalapiti !!!
Megaron, Raoni e Aritana, Lideranças indígenas no Xingú
A situação do médio rio Xingu está se complicando cada vez mais. O governo Lula não pode empurrar esse protesto com a barriga. Há que se encontrar uma saída e ir conversar com os indígenas diretamente. Não tem outro jeito! Sem os índios, ninguém vai construir NADA no Rio Xingú!
Vejam a carta para o Cacique Aritana (Tradução literal)
“Nós aqui do movimento de paralização da Balsa (travessia do rio Xingu), chegou até nosso conhecimento a sua mensagem que você juntamente com seu irmão mandou para o Luiz Inácio Lula da Silva, a qual você fala que este homem não está tratando nós indios como irmão, como amigo e nem como parente.
Pois é, Aritana…Luiz Inacio Lula da Silva tem se demonstrado que é o nosso inimigo número um dos índios, do meio ambiente e dos rios. Ele quer modificar o Rio Xingu.
No seu governo fica bem claro que ele é inimigo da natureza e é contra a preservação do meio ambiente. Com a construção da barregem de Belo Monte que ele quer fazer, o nosso rio Xingu nunca mais vai ser este belo rio que o nosso pai criador construiu para nós indio e nos deu.
Estamos indignados, pois, muito de nossos parentes votaram nele elegendo novamente, pensando que ele iria governar com democracia, considerando o indio e preservando a natureza, nossos parentes pensavam que ele ia considerar nós indios com gente, mas isso não esta acontecendo com os povos indigenas no governo de Lula. Veja como está a Funai de Brasilia que não resolve nada … só atende para dizer não aos indios.
Nós entendemos que ele quer é nossa destruição, quando ele fala que vai construir belo monte de
qualquer jeito, isso fica bem claro.
É melhor ele acabar com a FUNAI e com nós indios.
Assim ele pode acabar com a Amazônia, rios, floresta e fazer tudo que ele pretende fazer com o Brasil. Ele acabando com nós aí nós não vamos estar vivos para ver esta grande destruição. Então ele pode fazer o que quizer. Por que nós não aceitamos a barragem de Belo Monte; não aceitamos dinheiro, não aceitamos o zoneamento do estado de Mato Grosso, este governo quer acabar com a nossa riqueza como os peixes, as caças e os rios.
Para nós Lula é um demônio, um verdadeiro monstro.
Nós lideranças Indigenas deste movimento queremos lhe solicitar pra você, Aritana, como um grande líder, pra não se referir ao governo lula como:
-Nós estamos muito tristes.
Não …não, não estamos tristes, estamos revoltados com este governo, estamos revoltados com Luiz Inacio lula da Silva.
-Solicitamos de Vossa Senhoria Senhor presidente.
Não…não, não adianta tratar o nosso inimigo com carinho: cadê a consideração que Lula tem pelos Índios?
Queremos ver nossos líderes ter mais força em suas palavras para este governo que é contra nós.
Assim pedimos o apoio de nossos parentes para nós nos unirmos junto a este movimento:
Lideranças: Kaiabi, Kalapalo, Yawalapiti, Meinako, Auweti, Kamaiura, Waura, Matipu, Txicão, Juruna, Yudja, Suiá, Nafukauá, Kuikoro, Trumai.
(ass)
Líder Indígena Megaron Txucarramãe”
Olá JC: tive a oportunidade de conhecer pessoalmente ao cacique Aritana, quando tínhamos 15 anos (temos a mesma idade) em Brasília (ainda em fase de construção, por volta de 1965). Na época, ele estava sendo preparado para ser o cacique dos Yawalapiti, como de fato passou a ser quando completou a idade e os treinamentos. Posteriormente, encontrei-o, pessoalmente, na aldeia Yawalapiti no encontro dos Rios Kuluene e Batovi e depois, em duas ou tres ocasiões, já na aldeia atual, perto do encontro dos Rios Kuluene e Tuatuari, mais ou menos 5 km. do Posto Leonardo Vilas Boas no Alto Xingú, no Mato Grosso. Trata-se de pessoa séria, ciente de sua responsabilidade perante a sociedade, individuo preocupado com a destruição da floresta e sabedor que faz parte de um sistema que pode vir a beneficiar, e muito, ao meio ambiente da região amazônica!
Através deste blog, que tenho certeza que ele vai ver e comentar, desejo-lhe sucesso e saúde para esta empreitada gigante!