Litoral Norte: descaso das autoridades pode levar ao caos!!!
Exatamente quando se iniciam as temperaturas elevadas, que mais agradam a população, emparedada nas cidades de concreto, lutando pela sobrevivência, pois bem, exatamente neste momento, planejado com muita antecedência, para que famílias inteiras passem alguns dias à beira-mar, curtindo as praias, estreitando as relações familiares e se libertando da opressão do trabalho, exatamente aí, o litoral Norte de São Paulo, sucumbe diante das estatísticas assustadoras e necessárias da CETESB, onde se destacam as mais de 50 praias impróprias para uso.
Pior ainda, é que nestas épocas, também aumentam as chuvas de verão as quais, invariavelmente, e por incrível possa parecer, acabam derrubando barreiras e interditando uma estrada que consumiu milhões de reais para ser duplicada e ter postos de pedágio instalados, com vistas a melhorar a segurança e a condição de tráfego.
Na rodovia dos Tamoios a viagem não é tranquila. Logo no km 52, antes mesmo da serra, a pista está interditada, no sentido litoral. O trânsito é direcionado para a pista de subida, forçando o afunilamento. A interdição já dura quase três anos anos e a concessionária não explica a demora para solucionar o problema
O motorista encontra outro gargalo no km 65, no início do trecho de obras da Tamoios, que está em duplicação, onde a pista se torna simples.
Neste trecho estão os 23 pontos de deslizamento que interditaram a via em novembro. Na maior parte desses locais, as encostas estão expostas, sem intervenção que minimize o risco de incidentes. A concessionária não explicou se fará obras nesses locais.
Na travessia São Sebastião-Ilha Bela a situação não é diferente: apesar de estarem cientes do grande número de pessoas que acessam esta travessia. todos os anos surge um enorme engarrafamento, por falta de ablsas, mas sobretudo por falta de planejamento das autoridades, situação que acaba transformando um passeio, num verdadeiro filme de terror.
E agora, tudo isto ainda vem apimentado, com a cobrança, já iniciada, da taxa, que está sendo cobrado de estacionamento dos ônibus de turismo e fretamento turístico em Caraguatatuba, além do pagamento da taxa de R$ 26,80 por passageiro.
Com isto, resta a dúvida do turista: compensa, de fato, ir ao Litoral Norte?