Ligações telefônicas falsas: chamadas caem quando são atendidas!!!
Remuneradas pelo número de ligações que realizam para vender produtos ou serviços, empresas de telemarketing estão enganando os próprios clientes: fazem telefonemas em massa, que desligam ao serem atendidos, a fim de simular a prestação do serviço.
O sistema gera uma lista com milhares de telefonemas que na verdade não foram feitos, e são úteis para “comprovar” o serviço e enganar o contratante.
Além de enganar os clientes, empresas de telemarketing atormentam milhões de brasileiros com ligações insistentes de ninguém.
A Anatel, “agência reguladora” de telecomunicações, afirma não ter “elementos suficientes para concluir sobre as ligações mencionadas”, além de recomendar que se procure “solucionar a demanda” junto à empresa telemarketing. Que não deixa pistas, só números inexistentes.
Como defesa, o consumidor pode, e já aplica, o método de não atender ligações telefônicas de fora da cidade, que venham de números desconhecidos. Só que esta tática, eventualmente acaba gerando transtornos ao próprio consumidor, em razão de prejudicar seus relacionamentos bancários, cartão de crédito, financiamentos, etc.
Este é o nosso Brasilzão!!!