CAÇAPAVA e região

II Encontro dos Pilões de Caçapava!!!

O Encontro dos Pilões é um evento cultural promovido pela ONG Associação Eco Vital, que busca resgatar e valorizar as histórias, que eram contadas em volta desses pilões, e a preservação de suas memórias.

Os pilões, utilizados no dia-a-dia como processadores de alimentos, eram indispensáveis, diferentemente dos dias de hoje, onde se tornaram peças meramente decorativas. Hoje são passados em forma de herança familiar, com valor sentimental, muitos são utilizados para fazer paçoca, geralmente no período da Quaresma.

A proposta do evento é reunir velhos Pilões de família, aqueles que possam contar suas histórias e memórias, a passagem da tradição, trocar receitas e preparar paçocas, e falar sua origem. A gastronomia referente aos pilões é rica e variada, as combinações dos ingredientes locais são peculiares e variam conforme região.

A paçoca com banana é uma combinação tradicional, servida com café quentinho passado na hora. O processo a ser apresentado é o de torra em panelas de ferro sobre uma “trempe” (fogão de tropeiro), socar no pilão para fazer o pó e passar em coador de pano, a combinação perfeita: “paçoca, banana e café”. (Na foto, o “paçoqueiro” Sérgio Luiz da Silva com seu filho Jhon Ricco e a folclorista Darci Breves) 

Juntamente com o preparo da paçoca e do café, vamos demonstrar como se descasca café e arroz, moer milho para quirera e fubá, urucum para o colorau e sal; uso dos pilões pelos raizeiros que preparavam combinações de plantas medicinais, e como as benzedeiras também faziam suas simpatias.

Vai acontecer exposição de fotos, objetos, utensílios e ferramentas antigas, além de uma oficina de como se faz um pilão entalhado, no machado, enchó e formão. Haverá ainda exposição e venda de artesanatos indígenas das Aldeias Guarani Mbya de Ubatuba, com a presença do Cacique e sua família.

O apelo ambiental do evento é conhecer e saber mais sobre as árvores com madeiras ideais, utilizadas para fazer pilões e apresentar ao público alguns exemplares dessas árvores que temos plantadas, algumas já produzindo sementes em nosso espaço (para produção de mudas).

O Encontro dos Pilões tem o objetivo manter vivo e presente, costumes e práticas que eram necessidade de uma época. A proposta também é difundir esses conhecimentos que vêm se perdendo ao longo dos anos. O intuito é proporcionar a vivência às novas gerações e relembrar as antigas de sua importância.

Este evento tem o apoio da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, Superintendência Estadual do Iphan em São Paulo.

A Eco Vital e sua história
A ONG Associação Eco Vital foi fundada oficialmente em 06 de março de 1991. A materialização foi a partir da Fitoterapia, trabalho que Orlando Batista Gomes, que é Técnico em Fitoterapia de formação, criou junto com a Pastoral da Saúde da Comunidade de São Benedito de Caçapava, a Farmácia Fitoterápica criada para atender a comunidade carente através de tratamento alternativo, por meio de remédios naturais a base de Plantas Medicinais e também no intuito de preservar e defender o Meio Ambiente Ecológico de forma institucional e organizada.

O nome “Eco Vital” tem uma história bastante peculiar, “Eco” de Ecologia e também foi influenciado pela Conferência da ONU pelo Meio Ambiente, ocorrido no Rio de Janeiro no ano de 1992, a “Eco 92”, “Vital” é uma palavra que provem do Latim, que significa “vida” e também é uma homenagem a Francisca Vital Gomes, mãe de um dos fundadores da ONG, Orlando Batista Gomes, sua grande Mestra que lhe ensinou mais do que uma educação familiar exemplar, mas também os conhecimentos e a sabedoria sobre os valores da terra, o amor a vida e os primeiros conhecimentos sobre a Fitoterapia.

A ONG Eco Vital tem como perfil institucional as causas voltadas para a preservação e conservação do Meio Ambiente Ecológico, para tanto realiza e promove ações como: produção de plantas medicinais, mudas de árvores nativas da flora brasileira, elaboração e execução de projetos, fiscalização, informação e ofertas de denúncias junto aos órgãos competentes, promoção, realização e apoio a eventos, ações de educação ambiental, e promoção do fomento crítico aos assuntos sócio-ambientais por meio de mobilização social.