Higienização correta das mãos pode evitar riscos de infecção !!!
Prevenção de infecção hospitalar é assunto sério na FUSAM (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava). Por isso, no próximo dia 27 de março, a enfermeira Charlene Pereira Marques, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, vai ministrar palestra sob o tema “Higienização das Mãos” – um importante e imprescindível hábito para evitar a chamada “infecção cruzada”. Veja a entrevista a seguir.
Quando deve ser feita a higienização das mãos?
Charlene: Sempre após sair do banheiro, ao tossir ou espirrar, antes de se alimentar e ao visitar um parente doente. Para os profissionais de saúde, sempre antes de qualquer tipo de contato com o paciente ou com o ambiente ao seu redor.
O efeito do álcool em gel é o mesmo que lavar as mãos?
Á água e o sabão devem ser utilizados quando as mãos estão visivelmente sujas. O álcool gel é um bactericida muito eficiente, principalmente no ambiente hospitalar, pois elimina boa parte dos microorganismos existentes na mão.
O que é a infecção cruzada?
É quando uma pessoa toca em um paciente, não higieniza as mãos e depois toca em outro paciente, transportando bactérias (microorganismos) de um paciente para outro.
Quando se detecta este tipo de infecção?
No ambiente hospitalar, principalmente em UTI onde se tem maior atenção devido ao uso intensivo de dispositivos invasivos (tubo, sonda, entre outros), esse controle é feito através de exames de culturas de urina, sangue, entre outros, para identificar o microorganismo e seu perfil. Quando este é identificado, com as mesmas características em mais de um paciente, falamos que nesse caso ocorreu a infecção cruzada.
Que tipo de bactérias podem ser transportadas pelas mãos?
São vários os tipos e que podem causar danos ao paciente de acordo com o seu nível de imunidade. Às vezes, o microorganismo que está presente na flora de um paciente que não teve nenhuma manifestação de infecção, quando transportado para outro paciente, devido à falta de higienização das mãos pode causar sérios prejuízos se este outro estiver com baixa imunidade.
A palestra sobre a “Higienização das Mãos” pretende atingir qual público?
Principalmente os profissionais que trabalham na FUSAM, que atendem vários tipos de pacientes diariamente. Quando conscientizados, esses mesmos profissionais podem orientar, por exemplo, acompanhantes e visitantes a procederem a higienização das mãos.