GERAL

Governo de SP confirma criação de 4º ano do Ensino Médio!!!

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (24) que está trabalhando na criação de um 4º ano do Ensino Médio optativo para os estudantes. Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares (foto), o 4º ano será oferecido para alunos que estão atualmente no 3º ano do Ensino Médio e que desejam se preparar melhor para o vestibular.

Ainda de acordo com Soares, o 4º ano do Ensino Médio será optativo e seu oferecimento será condicionado à existência de vagas. Ele não detalhou quais vagas. Nesta quarta, o governo estadual detalhou um plano para a retomada das aulas a partir de 8 de setembro de forma gradual e com rodízio de estudantes.

“A gente tem visto os estudantes querem ter mais uma oportunidade de continuar estudando para se preparar melhor para o vestibular e nós vamos trabalhar para, em havendo vaga, acolher esses jovens para que eles possam continuar estudando, considerando este ano que a gente teve”, disse Rossieli Soares.

Diversos estudantes do Ensino Médio relatam dificuldades com o ensino à distância, por meio de aulas pela internet e em casa, durante a pandemia de coronavírus. A preocupação é maior com a preparação para o Enem e outros vestibulares que se aproximam.

O secretário não esclareceu se a opção do 4º ano será oferecida apenas pela rede estadual de ensino ou se será estendida também para a rede do Centro Paula Souza, que inclui ETECs em todo o estado, e para escolas particulares.

“Em breve nós vamos trazer mais detalhes para que eles possam ingressar também durante este ano para o próximo ano, os alunos que estão no terceiro ano e desejarem, obviamente”, disse o secretário.

Rossieli destacou que a adesão ao 4º ano é opcional e que há alunos que preferem concluir o Ensino Médio neste ano ainda. Ele disse ainda que a oportunidade está condicionada à existência de vagas no sistema, já que outros alunos devem continuar progredindo de ano normalmente, sobrecarregando o sistema.

“Muitos estudantes me disseram ‘Secretário, eu sou aqui do interior, eu quero me preparar melhor pro vestibular, especialmente se eu não passar, como é que eu posso ter a oportunidade de refazer o meu 3º ano, caso eu queira?’, enquanto outros diziam ‘Por favor, eu quero ter a minha oportunidade de ir para a faculdade, ir pro mercado de trabalho, quero concluir meu ensino médio'”, disse o secretário.

“Então nós temos que dar oportunidade para aqueles que quiserem aprofundar ainda mais ou complementar ainda mais o ensino, mas sem tirar o direito daqueles que estão chegando. Porque o sistema, é muito importante que ele ande, ou seja, nós temos as matrículas novas chegando, o sistema não pode ser absolutamente lotado, nós temos que organizar essa lógica. Essa é uma oportunidade a mais pro jovem que quiser e onde houverem as vagas”, completou.

Retrospecto

No início de junho a Secretaria Estadual de São Paulo já avaliava abrir um quarto ano do ensino médio devido à pandemia de coronavírus. Segundo a pasta, o objetivo seria preparar melhor os estudantes para o futuro e para as provas devido às condições deste ano.

As datas das provas do Enem ainda não foram definidas. Já a primeira fase da Fuvest está marcada, por ora, para 29 de novembro.

Alunos que precisam de isenção ou redução na taxa de inscrição da Fuvest tem que fazer a solicitação pela internet, preenchendo um cadastro no site (clique aqui). O pedido tem que ser feito até 10 de julho.