GERAL

GCM-SJCampos: retomada de espaços públicos ocupados por população de rua!!!

 
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos, realizou nesta manhã de terça feira, uma operação conjunta com a Secretaria de Manutenção da Cidade, URBAM e Departamento de Fiscalização Municipal (DFPM), na região central da cidade, tendo como objetivo a retomada de espaços públicos utilizados de forma indevida por usuários de drogas.
 
As pessoas abordadas foram identificadas e orientadas a retornar para o convívio familiar, além é claro de buscar tratamento para a dependência química.
 
As Inspetorias de Operações, Inteligência, Corregedoria, GAPE e GTAM, e Programa de Policiamento Comunitário acompanharam e conduziram a operação.
 
Duas pessoas foram detidas pela Inspetoria de Operações, após promoverem desacatos e desobediência contra os Policiais Municipais, o caso foi apresentado no 1° Distrito Policial (Centro). A operação deve se estender nos próximos dias por meio de ações de saturação de área.
 
Um belo exemplo que deveria ser seguido pelo atual administrador municipal de Caçapava, com vistas a eliminar situações parecidas, além várias outras, principalmente relacionadas  ao estacionamento de veículos nas ruas e mendigagem em geral.
 
Na região do Mercado Municipal, onde se localiza o maior número de pessoas em situação de rua, chega-se a lamentáveis cenas, que ocorrem de longa data, como por exemplo de um casal estar simplesmente morando, isto mesmo, residindo ao ar livre há vários meses, numa das calçadas da Travessa Irmãos Brancatti, onde guardam seus pertences e fazem suas refeições, utilizando o banheiro municipal quando está aberto. Na eventualidade de tempo chuvoso, eles se transferem temporariamente, para a marquise das lojas Cem.
 
Lamentável e insensato, por parte da atual administração municipal, privilegiar moradores de ruas e suas consequências, em detrimento ao respeito ao cidadão pagador de impostos, que vive sob as regras legais de convivência harmoniosa. Algo tem que ser feito, nos moldes do ocorrido em São José dos Campos.