GERAL

Flávio Dino determina uso da Força Nacional para reprimir manifestantes em Brasília

 

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), depois de tomar posse na pasta, em Brasília - 02/01/2023 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), depois de tomar posse na pasta, em Brasília

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou neste sábado, 7, o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios contra manifestantes anti-Lula. Caravanas chegaram hoje a Brasília para um ato que se opõe ao petista.

A medida foi anunciada por Dino no Twitter e estabelece que os agentes têm de agir em prol “da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.

Em publicação no Twitter, Dino lembrou que também vai contar com o uso das “forças federais disponíveis em Brasília”.  Para o ministro da Justiça, a convocação da Força Nacional justifica-se em face de “ameaças veiculadas contra a democracia”. “Sobre uma ‘guerra’ que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e à PRF”, disse Dino. “E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio.”

 

O Quartel General do Exército (QG) em Brasília recebeu novas caravanas hoje. O acampamento no local praticamente esvaziou-se, depois da posse do presidente Lula. Agora, contudo, voltou a registrar a presença de mais pessoas. A ideia é realizar um protesto contra o petista, na próxima segunda-feira. Nas redes sociais, os manifestantes publicaram o desembarque de passageiros no QG do Exército.