CAÇAPAVA e regiãoFEB

Festival Aeromóvel: um evento para não se esquecer!!!

19642695_1555680114463188_121697142181919997_n#Neste domingo, 1, aconteceu no Forte Ipiranga, com início às 10 horas da manhã, o Festival Aeromóvel 2017, como parte das comemorações dos 98 anos da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, a Brigada Fornovo di Taro, de Caçapava,SP.

O Festival consistiu em uma série de eventos, tais como: exposição de veículos da 2ª Guerra Mundial, Bandas Militares, demonstração de técnicas aeromóveis, demonstração de cães de guerra do Canil do Baep, da PM de São José dos Campos, exposição de material militar, visitação ao Museu da FEB, apresentação de danças e lutas marciais, AirSoft, pista de cordas, e o sensacional salto livre de paraquedas, realizado por equipe do Comando de Operações Especiais de Goiania, GO.

A presença do público foi realmente considerável, estimando-se em aproximadamente 10 mil pessoas presentes ao evento, que visitaram todos os setores e assistiram aos shows e exibições, no transcorrer do dia. O parque de alimentação contou com vários Food Trucks estacionados ao lado dos estacionamentos.

A exibição das técnicas aeromóveis e o salto dos paraquedistas, com aterragem no centro do campo de esportes do 6º BIL amv, fizeram grande sucesso, uma vez que utilizaram helicóptero de grande porte, com equipe do pelotão de Reconhecimentomdo 4º BIL Amv de Osasco,SP fazendo rapel, além do show dos paraquedistas que, ao aterrarem no local, fizeram demonstração de ataque, com tiros de festim e bombas que encantaram a criançada.

19554268_1439265409500753_5000081296381225733_n#Exposição de uniformes, armamentos, peças e equipamentos da Segunda Guerra Mundial, com a presença do ex-combatente Cb FEB Leal e de sua filha, a escritora Isalete, da cidade de Volta Redonda, autora do livro “Histórias de um Pracinha da Segunda Guerra Mundial”, que trouxe ainda, os escritores Ellen Vasconcellos e Raimundo Mattos, autores do livro “A FEB por ela mesma – A Voz dos Expedicionários, livros que permaneceram à venda durante o evento.

No local, o Cel Ferreira, Cmt do 6º BIL amv, ativou, no início do ano, o desenvolvimento do pequeno bosque junto ao prédio do Brabat, onde já existiam várias mudas de ipê plantas por antigos comandantes da 12ª Brigada e do 6º BIL, dedicando o plantio de mais duas mudas, ao Gen R1 Mário Antonio Ramos Antunes e ao Gen R1 Floriano Peixoto, que as plantaram, recebendo homenagens de todos.

Este evento, juntamente com a formatura militar ocorrida dia 30 de junho às 19 horas no Forte Ipiranga e com a inauguração do Espaço Fornovo di Taro, dia 29 de Junho às 18 horas na 12ª Brigada de Infantaria Leve Amv, fizeram parte de um complexo de ações comemorativas do aniversário da Brigada Fornovo di Taro, com ênfase ao carater febiano da unidade que, inclusive, contou com a participação do Ten FEB Gilberto Quinsan, um dos tres últimos pracinhas da Segunda Guerra Mundial, nascidos em Caçapava.

O evento terminou por volta das 18,30 horas, não sem antes da apresentação de um sensacional show de fogos de artifício, que encantanram a platéia e que foi assistido por toda a cidade.