CAÇAPAVA e regiãoFEB

FEB: O Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial !!!

feb 12Há exatamente 71 anos no dia de hoje, 8 de Maio, as forças aliadas que combateram contra o nazi-fascismo durante a 2ª Guerra Mundial, faziam ruir por terra as armas do eixo Berlim-Roma-Tóquio, dando fim de uma guerra que iniciara em 1939. No maior conflito mundial ocorrido em época contemporânea, a participação brasileira com a Força Expedicionária Brasileira foi modelar, elogiada pelo V Exército Americano e cumpriu o seu papel na defesa das liberdades.

O Brasil se fez presente, com a Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, que foi a força militar brasileira de 25.334 homens e mulheres ‒ composta pela Marinha, Exército e Aeronáutica, e mais um pequeno contingente de funcionários do Banco do Brasil e dos Correios ‒  responsável pela participação brasileira na Segunda Guerra Mundial

As primeiras vitórias da FEB ocorreram já em setembro de 1944, com as conquistas de Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Castello, Castelnuovo, Montese, Collecchio e Fornovo di Taro.  A ação da  FEB resultou em 20.573 prisioneiros, na apreensão de oitenta canhões, mil e quinhentas viaturas e quatro mil cavalos. As derrotas foram poucas e inexpressivas.

Ao final da guerra, quando os soldados retornaram ao Brasil, registravam-se 457 mortos em combate, entre praças e oficiais, sendo oito pilotos da Força Aérea Brasileira.

Os restos mortais desses heróis ‒ quase todos sepultados no Cemitério Militar Brasileiro em Pistóia, na Itália ‒ hoje encontram-se depositados no Mausoléu da FEB, no Rio de Janeiro. Além dos mortos, a FEB teve 2.722 mil homens feridos em combate.

Tudo isto foi muito bem lembrado pelo Gen Bda Rolemberg Ferreira da CUNHA, atual cmt da 12ª Brigada de Infantaria Leve amv, durante a formatura especial, ocorrida no dia 6 de Maio pp, comemorativa ao Dia da Vitória, solenidade à qual compareceram também o Gen RR Mario Antonio Ramos ANTUNES, ex-cmt da 12ª Brigada de Infantaria Leve amv, o Ten FEB Gilberto Boaventura QUINSAM um dos quatro últimos remanescentes da FEB de Caçapava, o TCel INF Milton Campos FERREIRA Junior, Cmt do 6º BIL amv, o TCel Luiz Eduardo Siqueira LIRA, Chefe do Estado Maior da 12ª Brigada de Infantaria Leve amv, além de várias outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade o Gen Cunha convidou o Ten FEB Quinsam, a participar da entrega de coroa de flores no mausoléu ao ex-combatentes mortos na Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, cerimônia de entrega de medalhas e condecorações à vários oficiais e sub-oficiais, que se seguiu à entrega de boinas aos novos recrutas, oportunidade em que as famílias respectivas, puderam prestar homenagens ao seu representante no exército.

Para encerrar os festejos, aconteceu o desfile da tropa em homenagem ao Dia da Vitória, seguida de coquetel no recinto do restaurante.