CAÇAPAVA e regiãoFEB

FEB 75 anos: O pracinha Justino Alfredo, que venceu o frio europeu!!!

 
O Ten FEB Justino Alfredo, veterano do 6º RI e um dos protagonistas do nosso documentário, é um dos últimos representantes do regimento em Campinas. Foi vitimado pelo congelamento das pernas — que por pouco não lhe foram amputadas — durante o inverno de 1944-45.
 
Justino ficou em um hospital de campanha por 30 dias, depois foi evacuado para o Brasil e internado no Hospital Central do Exército.
 
Disseram que o clima quente iria melhorar sua saúde. Todavia, ao contrario do que imaginava, suas pernas ainda continuaram sem vida e “ninguém olhava por nós, só uma irmã, que rezava o tempo todo”, relembrou.
 
Como tantos, sofreu durante longos anos com as vicissitudes da guerra no corpo e na mente, mas as superou. O bravo pracinha ainda conserva os detalhes da campanha nítidos em sua memória, e os repassa com gentileza aos interessados que o visitam.
 
O Ten FEB Justino realizou o serviço militar inicial no Tiro de Guerra de Campinas em 1940. Em 1942, aos 23 anos de idade, foi convocado para integrar o 6º Regimento de Infantaria, no 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira, que lutou nos campos de batalha italianos. Teve seu batismo de fogo em 16 de setembro de 1944, por ocasião da libertação de Massarosa, participando de todas as ações do Regimento Ipiranga até o final da Guerra.

Completou, no ano passado os seus 100 anos de idade, e é o último veterano da FEB, nascido em Campinas, ainda vivo. É casado com a Senhora Olete Vanny Alfredo há 73 anos, com a qual teve quatro filhos, nove netos, seis bisnetos e uma tataraneta.