Fábrica da GM em São José: plano de demissão voluntária!!!
A empresa General Motors (GM) vai abrir um plano de demissão voluntária na fábrica de São José dos Campos, que deve atingir cerca de 100 trabalhadores. A empresa oferece o pagamento de um a cinco salários, de acordo com tempo de trabalho na companhia, mais oito a 12 meses de convênio médico.
A proposta faz parte do plano de reestruturação mundial da montadora anunciado nesta semana, através do qual deverão ser fechadas sete fábricas, cinco delas nos Estados Unidos e Canadá. Não foram informadas quais as demais fábricas que serão fechadas, o que pode estar causando apreensão também aqui em São José dos Campos.
A planta da GM em São José, é antiga, bastante patrulhada pelo sindicalismo advindo do padrão São Bernardo do Campo, cuja atuação já causou inúmeros problemas à empresa que, por este motivo, acabou desmobilizando parte de sua produção local. Caso seja incluída no novo plano global, milhares de emprego estarão ameaçados na região e, pior, sem a possível aquiescência e eventual interferência dos governos federal e estadual, por conta dos novos rumos previstos pelos governantes que assumirão em Janeiro de 2019.