Ex-prefeito Fernando Diniz: o fim da locomotiva raríssima de Roberto Lee
Tentativa de recuperação feita por amadores, transformou locomotiva única no mundo em lata de lixo!
A locomotiva Orenstein & Koppel das fotos, configuração 0-6-2T+T, número de série 9710, foi fabricada em 1921, na Alemanha, em bitola de 500 mm, coisa bastante incomum no parque ferroviário brasileiro da época, e foi comprada nova pela empresa A.O.Coimbra & Cia, tratando-se de uma peça única, que tinha apenas mais uma similar, que estava trabalhando em uma mina na Austrália, quando sofreu um acidente com perda total, restando apenas esta, que chegou no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas em Caçapava, por volta de 1970.
Chegou ao Brasil em 1936 e, em meados de 1969, foi adquirida por Roberto Lee, destinada a fazer parte de seu acervo, ficando desde então, abandonada no pátio do então Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, ocasião em que a ferrugem tomou conta, estragando algumas peças e comprometendo boa parte da sua estrutura.
Os veículos do acervo, em sua maioria bastante comprometidos pelos quase 40 anos de abandono, foram transferidos para o Centro Cultural de Caçapava, precedidos de lavagem e desinfecção, onde ocorreu, em Janeiro de 2011, a oficialização da doação de todos os veículos do acervo de Roberto Lee, que se encontravam na Fazenda Esperança, para o governo municipal. A locomotiva, no entanto, permaneceu na Fazenda Esperança até o ano de 2017, quando foi dali retirada e transferida para a Usina de Asfalto da Prefeitura, por ordem do então prefeito sr. Fernando Diniz.
Locomotiva única no mundo, servindo de lata de lixo na Usina de Asfalto da prefeitura!
Á partir daí, o então prefeito resolveu, por conta própria, reformar a locomotiva Orensteim & Koppel ÚNICA NO MUNDO no mundo, fazendo-o em área ao ar livre, na Usina de Asfalto da prefeitura de Caçapava e, pior, utilizando mão de obra não profissional (nada contra o profissional!), que trabalha sem projeto de restauro, materiais incompatíveis e não condizentes com a natureza do equipamento, tirando todas as características originais do veículo, com a funesta intenção própria de leigo investido de poder, de colocá-lo à exibição pública ao lado da Estação de Cargas da MRS Logística, com acesso franqueado a crianças!
Alguns itens de bronze originais e únicos nessa locomotiva, foram retirados e tiveram seus locais tapados com chapas de ferro. Como tais itens serão agora encontrados? Por conta deste desmonte irregular e absurdo, a locomotiva, agora, não serve para mais nada, a não ser como entulho e caçamba de lixo que vive atrapalhando as rotinas da Usina de Asfalto da prefeitura. Sem contar que muitas peças de ferro da locomotiva, pouco a pouco estão sendo vendidos por funcionários e invasores do setor.
Um lamentável equívoco que mostrou exatamente, ao povo caçapavense, a falta de compromisso do ex-prefeito Fernando Diniz, com o município e seus moradores! Um veículo ÚNICO NO MUNDO, destinado a servir de atração para a criançada! Graças aos céus a irresponsabilidade deste senhor, não alcançou o nosso Tucker Torpedo, que poderia ser reformado nas mesmas circunstâncias!
Assunto que não despertou, até agora, o interesse do Ministério Público, com vistas à responsabilização do ex-prefeito, por dano ao patrimônio municipal e, pior, pelos irreparáveis prejuízos ao acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas!