Estudantes visitam acervo da FEB no 6º BIL!!!
Cerca de 50 alunos da escola estadual Professora Malvina Leite Silva, do Guamirim, região da Piedade, visitaram na quarta-feira, 27, o acervo da FEB (Força Expedicionária Brasileira) no Forte Ipiranga, sede do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve), em Caçapava. As visitas aconteceram nos períodos da manhã e da tarde e fazem parte de um trabalho escolar sobre armamentos bélicos feito pelos alunos do 9º ano da professora de história Adalgisa de Lima.
O acervo, voltado à participação dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é aberto à visitação pública mediante agendamento prévio e é monitorado pelo pessoal de relações-públicas do 6º BIL. As visitações acontecem das 9h30 às 11h e das 14h às 16h, das segundas às sextas-feiras.
Segundo o sargento Carlos Silva, que monitorou os alunos, os estudantes mostraram bastante interesse pelas peças do acervo “e fizeram muitas perguntas sobre uniformes, armas e fotos históricas expostas”. Segundo Silva, os questionamentos sempre acontecem quando os alunos conhecem peças que lembram os soldados nos campos de batalha na Europa.
A FEB – Força militar enviada pelo Brasil à Itália para lutar ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética) contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial. Criada em agosto de 1943 foi comandada pelo do general-de-divisão João Batista Mascarenhas de Moraes.
Composta por mais de 25 mil membros.A FEB era formada por três Regimentos Expedicionários: 6º RI (Regimento Ipiranga – Caçapava), 1º RI (Regimento Sampaio – Rio de Janeiro) e 11º RI (Regimento Tiradentes – São João Del Rei). Tinha como lema uma cobra fumando, um modo de ironizar os que diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil participar da guerra.