Está sobrando tinta azul de pintura de imóveis em Caçapava
Pintura do prédio de Venda de Passagens, feito em desacordo com o padrão de pinturas existentes no Vale
Enquanto em algumas cidades do Vale do Paraíba, os antigos prédios das Estações Ferroviárias são inteiramente restaurados (Eugênio de Melo e Taubaté) com vistas ao tombamento, pelo Patrimônio Histórico Estadual, em Caçapava, os prédios da venda de passagens e armazém de cargas, da antiga Central do Brasil e atualmente sob a gestão da MRS Logística, cedidos ao município em regime de comodato, sofreram grande reforma durante o governo do sr. Fernando Diniz, oportunidade em que os dois imóveis acabaram sendo inteiramente descaracterizados, perdendo a possibilidade de tombamento, o que, via de regra, significaria eternizar e conservar o imóvel em seu estado original, o que seria ótimo para a cidade.
Agora, com a real possibilidade de se reiniciarem o transporte de pessoas, existe a possibilidade de o municipio ainda enfrentar prejuizos para retornar com o estado inicial dos imóveis tomados em comodato, o que seria lamentável.
Pior ainda, é que o Departamento de Obras teve a brilhante idéia de pintar o prédio da venda de passagens, utilizando o mesmo padrão de tinta (azul escuro) com a qual foram pintadas as muretas da Praça da Bandeira, retirando, por completo, o visual normal e habitual dos imóveis pertencentes e no entorno à ferrovia.
Vejam o padrão das cores utilizadas nos imóveis da Ferrovia, em algumas cidades próximas:
-
Reforma
Quando você quer fazer uma mudança na estrutura do imóvel, retirar uma parede, mudar uma janela, alterar a fachada, ou seja, alterar a aparência do imóvel, criando um espaço novo, isso é uma reforma. Neste caso não é necessário manter o estilo ou utilizar técnicas de conservação de algum elemento histórico. O que você precisa estar atento é quanto a segurança, para não fazer alguma alteração que possa comprometer a estrutura do imóvel.
-
Restauro