Especial Gilberto Araújo da Silva: nascido para voar !!!
Cmt. Gilberto Araujo da Silva |
Gilberto Araújo da Silva é um dos pilotos mais marcantes na história da aviação brasileira. Nascido no município de Santa Luzia, na região do Vale do Sabugi paraibano, no início da década de 20, mais precisamente em 12 de novembro de 1923, o Comandante Gilberto, como era mais conhecido, foi piloto, de 1944 a 1946 da Fundação Brasil Central, baseado em Xavantina, às margens do Rio Xingu, no Estado do Mato Grosso.
Preocupado sempre em buscar o aperfeiçoamento profissional, neste período, participou dos cursos de Aperfeiçoamento de Instrutores, Piloto Comercial e Voo por Instrumentos (Voo Cego), no Aeroclube do Brasil, com ajuda de bolsa federal.
Em 1947, iniciou-se na carreira da aviação comercial, já como funcionário da antiga Viação Aérea Baiana, subsidiária no Brasil das empresas Panair do Brasil, Convair-440, Super Constellation, Electra II, DC-8 e Boeing 707. Até a terceira, no posto de Comandante. Naquela época seus voos eram restritos apenas ao território nacional brasileiro.
Em 1949 foi promovido ao cargo de comandante dos modelos Boeing 247 (bi-motor) e de Douglas DC-3. Neste ano, tornou-se ainda proprietário de táxi-aéreo em Goiânia e sócio da Imperial Transportes Aéreos, em Belo Horizonte (MG).
Entre 1952 e 1973, foi nomeado comandante da Nacional Transportes Aéreos, adquirida pela Real, recebendo o nome de Consórcio Aerovias Nacional, mais tarde adquirido pela Viação Aérea Riograndense – Varig. Neste período, o comandante, ávido pelo conhecimento e crescimento profissional, ainda fez o curso Curtes Comander (C-46).
Em 1966, Araújo fez o curso de aviação na aeronave Electra II, tendo sido promovido a comandante da mesma, em linhas domésticas e da Ilha do Sal, em Cabo Verde, e Lisboa, em Portugal. Em 1967, fez o curso de DC-8, não chegando a voar naquele equipamento por interesse da empresa, que o repassou a uma aeronave de categoria superior, o Boeing 707. Neste tipo de avião, foi promovido, no ano de 1971, Comandante Master, posto máximo da carreira.
No comando do Boeing-707, realizou voos em todas as linhas da Varig do exterior: América do Sul, América Central e do Norte, Ásia, Europa e África. Ainda foi treinado pela gigante da aviação mundial, TAP, em Lisboa.
Aeroporto de Orly, Paris, França
desaparecido no Oceano Pacífico
Ficou mundialmente famoso por duas grandes tragédias: o desastre de Orly, em 1973, na França, e o sumiço do voo prefixo PP-VLU, em 1979, ambos com ele no comando de aeronaves Boeing 707, da Varig. Neste último e fatal episódio, o avião desapareceu sobre o Oceano Pacífico cerca de trinta minutos após sua decolagem em Tóquio. Nenhum sinal da queda, como destroços ou corpos, jamais foi encontrado. É conhecido por ser o maior mistério da história da aviação e o único jato civil comercial que desapareceu sem deixar vestígios até os dias de hoje.
Nossas homenagens ao inoxidável Comandante Gilberto Araújo e suas tripulações, nos tristes eventos de Orly e do Oceano Pacífico!
O desaparecimento do Varig Cargo, no Oceano Pacífico e até hoje não encontrado, sugere possibilidades, embora remotas, de novas ocorrências iguais, lembrando o caso das infrutíferas buscas ao avião da Malaysian Airlines que desapareceu no sudeste asiático na madrugada de sábado passado.
Reportagem republicado do taiadaweb de 25 Nov 2011