CAÇAPAVA e região

Entrevistamos o ex-prefeito Henrique Rinco, pré-candidato a prefeito pelo PSDB!!!

Henrique Rinco, a partir de quando você ingressou na política caçapavense e por que?

Foi á partir do ano de 2004, que despertou em mim o desejo de ingressar na vida política local, com o propósito de também colaborar para o bem da cidade e da população. Tive como exemplo para meu projeto, o saudoso ex-prefeito Zito Miranda.

Você foi eleito vereador na eleição de 2008 e prefeito na eleição de 2012. Como transcorrer sua gestão na prefeitura durante seu mandato?

Não tenho dúvida em afirmar que foi uma ótima gestão, mesmo com a crise financeira e econômica que se abateu sobre nosso país, especialmente a partir do ano de 2014, que deixou efeitos negativos que ainda persistem. Apesar de todas as dificuldades, juntamente com meus auxiliares, conseguimos manter o equilíbrio financeiro do caixa da prefeitura, manter os serviços essenciais à vida da cidade e da população, pagar em dia os salários dos servidores municipais (a quem garantimos um aumento real de quase 30 % durante meu mandato), e cumprir os compromissos com fornecedores da prefeitura. Isto tudo com total transparência (Primeiro lugar em transparência no ranking do Ministério Público Federal) e com todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pela Câmara Municipal.

Sobre o planejamento da cidade, o que foi realizado durante sua gestão?

Além da minha administração ter sido pontuada pelo empreendedorismo, oportunidade em que fui até agraciado com o honroso título de Prefeito Empreendedor, outorgado pelo Sebrae, referente ao biênio 2013/2014, procurei, juntamente com minha equipe, preparar a cidade para um futuro de dias melhores, projetando melhorias de porte, como por exemplo, o Anel Viário, que teria que contar com o apoio das próximas administrações municipais, para sua conclusão. Mesma coisa em relação ao Parque Industrial, que seria implantado aos poucos, também com a participação de outras futuras administrações municipais. Deixei pronto também, projetos específicos para controles das águas de enchentes na Av. Brasil e na região central da cidade, acompanhando o Córrego Nhá Mocinha.

Minha principal intenção ao governar o município, foi a de cumprir as tarefas rotineiras do dia-a-dia, projetando e dando início a audacioso projeto de desenvolvimento integrado, com a instalação de um parque industrial, voltado ao atendimento das necessidades de emprego da população, e melhorias da arrecadação municipal.

O que precisa ser feito para Caçapava ter um desenvolvimento maior de modo a proporcionar melhores condições de vida e mais empregos à população?

Investir nas obras de infraestrutura da cidade, para melhorar as condições de vida da população: na área da educação, desde o primeiro grau até o superior, com incentivos aos cursos profissionalizantes; na mobilidade urbana, tornar ágil o trânsito de veículos, sempre priorizando o pedestre. Com tais melhorias nestas áreas, será mais fácil atrair investidores privados, para a instalação de novas empresas no setor de produção, de prestação de serviços e de comércio, de forma ordenada e de acordo com a legislação.

Você hoje, é um dos pré-candidatos a prefeito, para as próximas eleições municipais. Diga porque. 

Como disse anteriormente, ao administrar a cidade, voltado às necessidades futuras de aumento da qualidade de vida, não esperava ter o apoio justo e incondicional de meu sucessor, mas sim que desse continuidade às obras já iniciadas, algumas em andamento e outras em fase adiantada, faltando pouca coisa para concluir, o que infelizmente não aconteceu,  prejudicando a proposta de desenvolvimento integrado que fiz à época, estagnando por completo o planejamento municipal, impedindo o avanço dos projetos em benefício da comunidade que foram por mim iniciados, e adiando os sonhos de melhoria da qualidade de vida de nossa população.

Correm boatos pela cidade, de que você está inelegível por causa de uma ação civil pública, julgada no Tribunal de Justiça. Procede?

Pergunta apropriada, agradeço a oportunidade para responder. Quem espalhou tal boato, foram alguns notórios adversários políticos, da época de minha gestão na prefeitura. Na realidade, não estou inelegível e nem com meus direitos políticos suspensos, tanto que votei nos dois turnos da eleição de 2018. Na citada ação civil pública, fui vitorioso na 1ª Vara Cível, sendo que o Ministério Público recorreu e conseguiu reverter o resultado no Tribunal de Justiça. Contudo, já recorri desta decisão ao Superior Tribunal de Justiça e estou no aguardo de obter ganho de causa.

Resumindo, não há nenhum impedimento legal à uma eventual candidatura minha, à qualquer cargo político, conforme Certidões de Quitação Eleitoral e de NADA CONSTA de registros de condenação criminal eleitoral, ambas expedidas pela Justiça Eleitoral em 30/06/2020, que garante ao cidadão Henrique Rinco a plenitude do gozo dos direitos políticos,  com o direito de votar e de ser votado,  ou seja, pode se candidatar a qualquer cargo político na próxima eleição municipal.

Qual é a sua mensagem à população de Caçapava?

De tranquilidade, de fé, de esperança e de crença de recuperação do desenvolvimento que o município atingiu durante meu mandato, mesmo diante das dificuldades pelas quais o país atravessou, principalmente na área econômica, com graves reflexos nas demais áreas, principalmente em relação ao sucateamento das relações com os servidores públicos municipais que, durante a atual administração do sr. Fernando Diniz, não obtiveram sequer uma conquista salarial simples, levando-se ao sucateamento das relações de trabalho. Conheço muito bem os problemas de Caçapava, agravados pelo abandono das obras por mim iniciadas e que foram simplesmente ignoradas pela atual administração municipal, que continua inerte e sem quadros funcionais para atender o dia-a-dia das necessidades da população, embora a arrecadação e o orçamento venham melhorando ano a ano. Tenho confiança de que poderemos melhorar muito a qualidade de vida da população caçapavense, com boa gestão e muito trabalho.