CAÇAPAVA e região

Entrevista: Dr. Benedito de Paula Barros Filho, o Dr. Benê!!!

bene

Dr. Benedito de Paula Barros Filho, o Dr. Benê, o editor chefe do taiadaweb Jc Flores e o então prefeito de Caçapava Henrique Rinco, em reunião em Outubro de 2016 no Paço Municipal.

A partir desta data iniciamos uma serie de entrevistas no nosso Taiadaweb. E o entrevistado de hoje é o Advogado Benedito de Paula Barros Filho, conhecido como o Dr. Benê que milita nesta comarca há mais de trinta anos, gozando de boa reputação entre seus colegas e clientes ante sua seriedade e lealdade no trato dos assuntos da sua atividade principal. A par disso, vem participando da vida política da nossa cidade, inicialmente filiando-se ao Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e compondo o Diretório local por mais de 15 anos, 10 dos quais como Presidente da Executiva, tendo pedido desfiliação no ano de 2016, encaminhando-se, daí, para o PSDB Partido da Social Democracia Brasileira de Caçapava.

No período de 2009 a 2012 foi Assessor Legislativo do então Vereador Henrique Rinco, que realizou destacado trabalho na Câmara Municipal; e de 2013 a 2016 foi nomeado pelo mesmo Henrique Rinco (eleito Prefeito na eleição de 2012) primeiramente Secretário de Justiça e Direitos Humanos e, no ano de 2016, Chefe de Gabinete, cargos que exerceu com muita dedicação e eficiência.

Qual sua percepção a respeito dos políticos que têm surgido e atuado tanto no Legislativo quanto no Executivo caçapavense?

As atuações dos nossos políticos nas últimas décadas têm sido parecidas com as de muitas outras idades, ou seja, tem ficado mais no trivial sem planejamentos para o médio e o longo prazo. Houve algumas exceções, é claro. Mas, sobretudo, creio que tem faltado o surgimento de líderes com espírito de estadistas, capazes de empolgar a população de modo a conseguir-se inclusive a eleição de deputados da nossa cidade.

Passemos agora para o tempo mais recente. Na condição de funcionário do primeiro escalão do Governo Henrique Rinco, como viu o desempenho dos vereadores na legislatura 2013/2016?

Na minha observação, nesses últimos quatro anos os Vereadores, em sua maioria, até que tiveram bom desempenho e demonstraram interesse em ajudar a resolver os problemas cotidianos da cidade. Contudo, todos ou quase todos não tiveram visão para o médio e do longo prazo da cidade.

E no que diz respeito à administração Henrique Rinco nesse mesmo período. Qual a sua avaliação?

Bom, é um pouco complicado falar de um governo do qual fiz parte; mas, vou procurar fazê-lo do modo mais realista possível. Acho que o balanço desse período é altamente positivo, mormente considerando a situação financeira da Prefeitura deixada pela Administração anterior e as crises econômicas e políticas que assolaram o país a partir do segundo semestre do ano de 2014, que resultaram na redução expressiva da arrecadação da União, do Estado e especialmente do Município. Apesar disso, o Prefeito Henrique Rinco conseguiu equilibrar as finanças da Fazenda Municipal, pagar em dia as compras da Prefeitura, os salários dos servidores, todos os encargos sociais, os precatórios, etc. Tudo realizado sem prejuízo da manutenção dos serviços públicos prestados pela Prefeitura na área da saúde, da educação, da assistência social, conservação das vias e praças públicas, da Cultura, enfim todos os serviços públicos e ainda, viabilizando a realização de obras importantes para a cidade.

Quais obras do governo Henrique Rinco o senhor considera as mais importantes?

Foram realizadas obras em bom número, inclusive aquelas que por se situarem no subsolo ou na periferia pouca gente percebe e valoriza. Das mais visíveis, destaco aqui os trabalhos de revitalização da malha viária de Caçapava com nova pavimentação asfáltica de vias importantes, a recuperação de várias pontes e estradas rurais, a revitalização do mercado municipal e dos “Calçadões” com o acréscimo das Coberturas que protegem a população que vem ao centro da cidade para as compras no comércio e outras finalidades. Aliás, tais coberturas foram alvo de admiração de administradores de outras cidades, podendo-se afirmar que se trataram de obras criativas e que marcaram esse governo.

E sobre o trato e relacionamento com os servidores municipais?

Considero que também nessa área a avaliação é altamente positiva. Por primeiro, lembro que foi instituída logo em 2013 a Mesa de Negociação Permanente, composta por uma Comissão da Prefeitura que tive a satisfação de coordenar e outra do Sindicato dessa categoria. Resultou em um canal de troca de informações de interesse das partes, solução de pleitos dos servidores e problemas do dia-a- dia da Administração. Afora isso, não tenho dúvida em afirmar que o Prefeito Henrique Rinco foi o que mais proporcionou benefícios aos servidores municipais nos últimos tempos, podendo-se ressaltar entre outros a concessão do cartão do vale-alimentação para os servidores em valor suficiente para compra mensal dos alimentos básicos para uma família, reajustes anuais dos salários acima da inflação nos primeiros três anos de governo, etc.

Como ocorreu a “transição” do Governo Henrique Rinco com a equipe do Prefeito eleito na eleição de 2016.

O então Prefeito Henrique Rinco incumbiu a mim, que era o Chefe do Gabinete, para regulamentar o processo e ser o seu representante na Comissão da Transição, enquanto que o Prefeito eleito Fernando Diniz indicou o Engº Vicente para ser o seu Coordenador. Tudo correu de modo satisfatório, em tempo hábil e ambiente de muita camaradagem, com explanações de cada um dos Secretários e do Presidente da FUSAM sobre as atribuições e serviços da sua Pasta, respondendo a perguntas dos membros da equipe do Prefeito eleito e fornecendo os documentos e informações solicitados pelos mesmos.

Já é possível uma avaliação do novo Governo Municipal? Qual sua opinião?

Parece-me prematuro ainda fazer uma avaliação do governo empossado no dia 1º de janeiro deste ano. Na fase de transição, notei seriedade e muito interesse do Prefeito eleito e da sua equipe sobre detalhes e aspectos da máquina administrativa, o que é positivo; contudo, para realizar uma boa gestão só isso não basta, sendo necessários a competência de toda equipe de auxiliares de primeiro e segundo escalão, pulso e bom senso, disposição para o trabalho intenso e contínuo, além de outros requisitos.

Para concluir, fora do governo quais suas atividades atuais?

Eu, com muita honra, fui nomeado pelo Prefeito Rinco para cargos de primeiro escalão no seu governo, confiança essa que agradeci e agradeço. Contudo, sou Advogado com muito orgulho da classe, e, assim sendo, cessado o impedimento que aqueles cargos temporários me impuseram, retorno ao exercício da advocacia especialmente na área imobiliária de regularização de imóveis e de assessoria jurídica em assuntos relacionados à Administração Pública, continuando também com atividades político-partidárias naturalmente. Agradeço ao redator deste jornal eletrônico por esta oportunidade de expressar-me livremente e mando abraços a todos amigos e leitores.